A devoção ao glorioso São José remonta ao início da história do município de Mogi Mirim. Em 1747 deu-se início a construção da primeira igreja de São José no então arraial de Mogi Mirim. Em 1751 quando passou à categoria de freguesia, a cidade passou a chamar-se freguesia de São José de Mogi Mirim e em 1769 foi elevada à vila de São José de Mogi Mirim para depois no século XIX quando elevada à categoria de cidade ser chamada apenas de Mogi Mirim.
Segundo padre Nelson Antônio Demiciano, pároco da paróquia de São José “a devoção a São José, em Mogi Mirim teve início, como em tantos lugares do mundo, com a devoção de alguém ou de um pequeno grupo de pessoas de fé. Com o testemunho de poucos a devoção foi crescendo até que se tornou o padroeiro da cidade toda. Porém, é sempre bom lembrar: nenhuma devoção é imposta por ninguém, aos poucos vai sendo reconhecida pela maioria do lugar”.
Sobre a devoção hoje a São José na cidade, padre Nelson diz que percebe que “a Igreja Matriz de São José continua sendo um lugar onde o povo da nossa cidade e, até mesmo da região, vem para agradecer, pedir os favores do Santo Padroeiro, considerando que é a igreja mãe de todas as demais presentes no município. Foi estabelecida uma relação de confiança, ou seja, a certeza de que em São José sempre se encontrará apoio, acolhida e, que ele olhou, olha e sempre olhará e intercederá por todos os que buscam com fé o seu patrocínio. Portanto, verificamos que a qualquer hora do dia há muitas pessoas entrando na matriz; notamos ainda que em todas as missas celebradas temos a participação de um grande número de devotos de São José, muitos não residem no território da paróquia, mas continua sendo importante para eles a ligação com o padroeiro da cidade. Isso se dá pela certeza que brota da fé; uma fé que vem sendo alimentada pelo testemunho dos antepassados, sobretudo, pela certeza de que aos pés de São José sempre se encontrará proteção, pois ele é justo e sempre olhará e atenderá quem nele confia, que conta com sua santa intercessão junto ao seu Filho Jesus”.
A importância da devoção a São José hoje, consiste no fato dele ser um santo que nos ajuda com seu exemplo de vida a fundamentar nossa vida nos valores do Evangelho.
Convidamos todos nossos irmãos (as) da diocese para celebrarem conosco a festa de São José. Neste ano, no dia 18 de março, 9º dia da novena de São José será dada uma bênção especial àqueles e àquelas que se chamam José ou Josefina ou que tem José como segundo nome.
A Novena em honra ao Padroeiro ocorre de 10 a 18 de fevereiro, às 19h30. Haverá quermesse nos dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19. No dia 12, domingo, tradicional almoço e leilão, a partir das 11h30. No dia do padroeiro a programação será: Missa às 7h, com bênção do bolo de São José; Missa às 10h, participação da Liga de São José; e às 16h procissão e Missa.
Confira a programação completa no cartaz abaixo:
Informações: Pascom São José
Salvar