Solenidade de São João Batista

No dia 24 de junho, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista. Santo percursor de Jesus, João Batista foi o último profeta do Antigo Testamento. Assim, quando olhamos para ele, estamos olhando para alguém que está chamando o povo a se arrepender de seus pecados e voltar para o Senhor.

Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus), João nasceu seis meses antes que seu primo, Jesus Cristo, e foi um anjo quem revelou seu nome para Zacarias, que há anos rezava junto com sua esposa para terem um filho.

Sendo o último profeta a anunciar o Messias. Ele preparou o caminho para o Senhor com pregações chamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência. Ele batizou muitos judeus no Rio Jordão, inclusive Jesus, daí a origem de ser chamado Batista. “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

São João, reconhecendo Jesus como o Cristo, continuou sua missão como grande anunciador do Reino de Deus e denunciador dos pecados. A mando do Rei Herodes, João foi preso na fortaleza de Macaeros, por não concordar com as atitudes pecaminosas do rei com Herodíades (esposa do irmão de Herodes). Por um pedido do rei, São João teve a cabeça decapitada e entregue numa bandeja. Sua santidade foi reconhecida pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista” (Mateus 11,11).

Compartilhar:

Veja mais