Diversos coordenadores de grupos e movimentos de jovens de nossa diocese se reuniram no último dia 5 de fevereiro com o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Carlos Roberto Panassolo. O objetivo maior do encontro foi compartilhar a realidade e vivência de fé dos jovens e planejar as atividades do setor para o ano de 2017.
Mayara Bassan Bassoli, do grupo de jovens da Paróquia São Benedito, em Amparo, acredita que compartilhar experiências é importante para os grupos, pois ajuda a compreender que os problemas que enfrentam no grupo paroquial são comuns aos outros grupos e que se pode unir e chegar a soluções em conjunto. “Acredito que a opinião dos jovens é muito importante para a Igreja. Toda a criatividade, ideias novas, vontade de lutar por um mundo melhor presente nos jovens fortalece a nossa vontade de viver a nossa fé e continuar nossa caminhada. Como desafio maior para os grupos de jovens de maneira geral, acredito que seja a dificuldade em atrair os jovens e desenvolver atividades que façam com que eles permaneçam”, disse.
A partir da leitura da carta escrita pelo Papa Francisco para os jovens, publicada em janeiro, padre Carlos refletiu a importância do testemunho dos jovens e o protagonismo que a Igreja deseja e quer de todos, em especial neste momento no qual se aproxima o Sínodo dos Bispos que terá como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Para o jovem Paulo Machado, coordenador do grupo de jovens da Paróquia São João Batista, de Amparo, o grupo pode “incendiar” cada vez mais os jovens na nossa diocese. “Creio que um dos maiores desafios na atualidade é atrair jovens para mais perto de Deus, que através de nós, muitos jovens possam se sentir tocados, pois a Igreja é jovem e necessita de cada um de nós”, anima-se.
O assessor entregou a todos os presentes o documento preparatório do sínodo, que contem o questionário que os jovens de todo o mundo poderão responder para ajudar a construir o documento de trabalho da assembleia, que acontecerá em outubro de 2018 no Vaticano.
Entre as propostas apresentadas está uma nova forma de comemorar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), a criação de uma coordenação diocesana para o setor incluindo coordenadores forâneos e encontro em cara forania com o bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio.
Foram marcadas as primeiras reuniões nas foranias do assessor eclesiástico com os grupos de jovens e lideranças. Na Forania Bom Pastor (cidade de Amparo), a reunião acontecerá no dia 19 de fevereiro no Centro de Estudos da Matriz Centenária de São Sebastião, às 8h. Na Forania Rosário (cidades de Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia e Águas de Lindóia), a reunião será dia 5 de março, às 18h, no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Serra Negra.
Informações: Pascom São Sebastião