Os seminaristas Marcos Reversi, Carlos Semensim e Eduardo Godoi participaram, nos dias 30 de junho a 04 de julho, do “3° Congresso Missionário de Seminaristas”, que aconteceu na cidade de Aparecida/SP, nas dependências do Seminário Arquidiocesano Missionário Bom Jesus. O Congresso foi promovido pelo COMISE-Regional Sul 1, e teve como tema central “Presbíteros Missionários com Maria fazendo o que Ele nos disser”. O objetivo principal do congresso, que ocorre anualmente, é o de fazer com que os seminaristas possam, enquanto inseridos no processo formativo, levar em consideração a importante dimensão missionária como sendo fundamental para a vida da Igreja, que “por sua natureza é missionária” (cf. AD.n.2).
O referido congresso tratou em sua estrutura de conferências e palestras a temática missionária, com enfoque para a realidade em que os seminaristas vivem, isto é, nos seminários e nas dioceses que contam com o apoio do COMISE, organização que existe dentro dos seminários para fomentar atividades de cunho missionário na pastoral e na vida dos seminaristas.
Além de ter sido um momento de grande enriquecimento formativo, o congresso favoreceu aos seminaristas uma visão de comunhão entre os seminários das diversas dioceses que compõem o estado de São Paulo; proporcionou convivências, confraternizações e ricas trocas de experiências. Em um dos dias do evento os seminaristas puderam realizar Missões populares, visitando famílias em uma das paróquias da cidade de Aparecida: algo que foi de grande importância, pois ao sair da teoria e das falas de grandes entendedores do assunto, viveu-se a “Igreja em saída”, experimentando na prática aquilo que de fato é a missão e o ser missionário.
“Para o nosso Seminário Diocesano São José, que teve a instauração do COMISE no ano passado, a participação no congresso foi para nós de grande valia, pois tivemos a oportunidade de nos formar e aumentar ainda mais a consciência de que em nossos dias e na sociedade atual a missão e a Igreja em constante estado de saída se faz uma urgência das mais necessárias”, destacou o seminarista Eduardo Godoi.
Por fim, agradecemos a Deus e à equipe de formadores de nossa diocese, que nos permitiu a participação no congresso, e rogamos a Maria, mãe e missionária, que interceda por nós para que possamos cumprir a cada dia os compromissos assumidos no batismo, de sermos discípulos missionários de Jesus.
Informações: Seminarista Carlos Semensim