São Francisco de Sales
Bispo e Doutor da Igreja | 24 de janeiro
A Igreja celebra, neste dia 24 de janeiro, a memória de São Francisco de Sales, bispo, doutor da Igreja e grande mestre da espiritualidade cristã, especialmente para os leigos.
Nascido em 1567, na região da Saboia, Francisco de Sales recebeu sólida formação humana e intelectual, estudando com os Jesuítas em Paris e formando-se em Direito na Universidade de Pádua. Apesar das expectativas familiares, escolheu o sacerdócio e dedicou toda a sua vida ao serviço do Evangelho.
Nomeado bispo de Genebra, exerceu o seu ministério pastoral num contexto marcado por fortes tensões religiosas. Com mansidão, paciência e firmeza na fé, trabalhou incansavelmente pela reforma da diocese e pelo diálogo com os cristãos protestantes, tornando o rosto da Igreja mais próximo, humano e misericordioso.
Além da intensa atividade pastoral, destacou-se como diretor espiritual e escritor. Entre as suas principais obras estão Introdução à Vida Devota (Filoteia) e Tratado do Amor de Deus (Teotimo), textos que mostram que a santidade é possível no cotidiano de todos os estados de vida. Juntamente com Santa Joana de Chantal, fundou a Ordem da Visitação.
Inspirado no exemplo de Cristo, o Bom Pastor, São Francisco de Sales fez do amor e da mansidão o centro da sua espiritualidade, convencido de que “a medida do amor é amar sem medida”. Por isso, é considerado um precursor da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.
Faleceu em 1622 e é hoje padroeiro dos jornalistas católicos, sendo modelo de comunicação marcada pela verdade, pela caridade e pelo respeito.
Que o testemunho de São Francisco de Sales inspire a Igreja a anunciar o Evangelho com firmeza na fé e suavidade no coração.