SACRAMENTO DA EUCARISTIA

Artigos de Liturgia, n. 18; Abril de 2017

Diácono Rafael Spagiari Giron
Assessor da Pastoral Litúrgica Diocesana

Queridos irmãos e irmãs, filhos amados de Deus!

            Vimos, no artigo anterior, alguns pontos principais no rito do Sacramento do Batismo, sacramento que nos insere na vida cristã. Agora veremos um pouco do Sacramento da Eucaristia, sacramento que alimenta e fortalece a vida com Cristo na comunidade. Em artigos anteriores já pudemos estudar a Celebração Eucarística, por isso não iremos aprofundar tanto, apenas um olhar geral sobre o Rito.

            Como todo sacramento possui sua matéria e fórmula, o sacramento da eucaristia não é diferente. A matéria sacramental é o pão e vinho e a fórmula sacramental é a fórmula da consagração: “Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós“; “Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim“.

            Sabemos que todos os que estão presentes na missa celebram; constituem o povo celebrante. No entanto, há os ministros que presidem essa celebração. São eles: bispo e presbítero. Em nome de Cristo, e mesmo na pessoa do próprio Cristo, eles celebram e conduzem o povo celebrante ao Mistério de Fé. Como sinal litúrgico eles utilizam os chamados paramentos (vestes sagradas) que seguem o esquema de cores do ano litúrgico (roxo, róseo, branco, verde, e vermelho).

            A missa tem uma sequência de ritos que não se alteram. Quanto mais a entendemos, mais participamos. O Rito da celebração Eucarística compreende duas grandes partes: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Há também os Ritos Complementares (Ritos Iniciais, Rito da Comunhão e Ritos Finais). As duas grandes partes são também chamadas de duas mesas: a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia, das quais nos alimentamos.

Ritos Iniciais: o povo reunido forma o povo celebrante, corpo de Cristo, que se dispõe a ouvir atentamente a Palavra de Deus celebrando o mistério pascal. Neles encontramos: o Canto Inicial, o Sinal da Cruz, a Saudação Apostólica, o Ato Penitencial, o Glória e a Oração do Dia.

LITURGIA DA PALAVRA: Inicia-se com leituras de trechos da Sagrada Escritura. É feito o mesmo convite que foi feito ao povo de Israel no passado (escuta e obediência a Deus). Por isso, as leituras expressam o diálogo de Deus com o povo. Compõem-se da Primeira Leitura, Salmo Responsorial, Segunda Leitura (aos domingos), Aclamação ao Evangelho, Evangelho, Homilia, Profissão de Fé e Oração da Comunidade.

LITURGIA EUCARÍSTICA: está baseada na última Ceia do Senhor com seus discípulos. É a parte principal da Celebração Eucarística, momento no qual rememoramos a entrega de Cristo, e também momento no qual a matéria (pão e vinho) tornam-se Corpo e Sangue de Cristo. Consiste na: Preparação das oferendas, oração sobre as oferendas, Oração Eucarística e Doxologia.

Ritos da Comunhão: compreende os seguintes ritos: Pai-Nosso, Embolismo (Livrai-nos de todos os males, ó Pai…..), Oração da Paz, Fração do Pão (Cordeiro de Deus…), Comunhão e a Oração pós-comunhão.

Ritos Finais: é o momento dos avisos e da Bênção Final que nos envia ao anúncio de toda a liturgia que vivenciamos durante a celebração.

            Vale recordar que, na Eucaristia, somos alimentados com o Corpo e o Sangue de Cristo e enviados em missão (palavra Missa – missio). Por isso, a Eucaristia tem seu caráter social e comunitário. Cabe a cada um de nós fazermos nossa parte na Construção do Reino de Deus.

            No próximo artigo veremos o terceiro sacramento da iniciação cristã, o Crisma. Por ora, fica o exercício de participarmos da Celebração Eucarística convictos de que, através dos ritos e de nossa fé, o Cristo se faz presente no Altar. Observemos cada rito e gesto do presbítero e da assembleia; vejamos o quão rica é nossa liturgia de Ação de Graças a Deus. Boa experiência de fé!

Para ler o artigo n. 17 clique aqui: SACRAMENTO DO BATISMO

 

Compartilhar:

Veja mais