Nos dias 20, 21 e 22 de julho, o movimento Treinamento de Liderança Cristã (T.L.C.) de Amparo realizou o 10º Retiro anual, nas dependências da matriz de São Benedito – Amparo, sob supervisão do Diretor Espiritual Frei Adriano Dias Nascimento O.F.M. Formaram-se líderes cristãos 43 jovens que, durante as 48 horas de encontro meditaram o tema “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo! (Mateus 14, 22-33)”, que relata o momento do encontro de Jesus com os discípulos, momento em que tiveram medo da situação.
O retiro teve seu início em meados de outubro de 2017, fase inicial de preparação que marca a substituição do Secretariado, composta por pessoas que coordenam durante doze meses os trabalhos de evangelização. O tema proposto pelo então coordenador do movimento Adriano Fonseca, vem de encontro com os diversos desafios dos jovens da nossa diocese que ultimamente vem se desequilibrando e atentando contra sua própria vida, dentre eles o suicídio. Um fato preocupante nos municípios que compõem a diocese.
“Somos seres humanos e, portanto, sentir medo é natural, sinal de que temos consciência de nossa fragilidade e limitação. No entanto não devemos deixar paralisar por ele. Enfrentando nossos medos, aprendemos a ser corajosos. O primeiro passo é admitir os próprios temores. Ter consciência e aceitação das próprias fraquezas já significa estar revestido de certa força. Cada medo que se tem, é um peso que se carrega. O Evangelho nos mostra que, mesmo quando o “mar” à nossa volta parece querer nos engolir, Jesus vem em socorro de nossas limitações, e nos estende sua mão. Ele não nos quer acomodados em nossa falsa segurança. O Senhor nos ama com um amor que não deixou dúvidas. Ele continua a nos dizer “não tenham medo” (Lc 12,31). É necessário que, como Pedro digamos que aceitamos seguir os Seus passos, apesar dos riscos. Precisamos reconhecer nossas fraquezas, mas também nossas capacidades, e dizer-Lhe “Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé…” (Mc 9,24)”, conta Adriano.
O ápice da preparação do encontro aconteceu nos últimos seis meses quando todas as equipes se propuseram a participar nos momentos de formação. Cada membro e sua respectiva equipe de trabalho foi convidado a contribuir com algum conhecimento em forma de palestra ou dinâmica, oportunidade que serviu para despertar o interesse ao anúncio do Evangelho pelos seus membros.
A fase final de preparação contou com a realização do pré-retiro, realizado na paróquia vizinha de São Sebastião a convite do pároco Padre Carlos Panassolo. A proposta de estar presentes em todas as paróquias faz parte de um trabalho realizado em anos passados, quando o movimento amparense propôs o tema sobre a unidade cristã. Ação que tem dado muito resultado porque muitos jovens são das paróquias existentes no município.
Para encerrar o momento o Retiro contou com a presença do nosso bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, que presidiu a Santa Missa de encerramento e entregou o evangelho com o crucifixo no final, como sinal de conclusão do curso de dois dias e meio.
Agradecemos a todos pelo apoio e pela Coragem dos Jovens em anunciar a Boa Nova.
Informações: Secretariado TLC 2018