Que “a Palavra de Cristo habite em vós” (Cl 3,16).

Que “a Palavra de Cristo habite em vós” (Cl 3,16).

No dia de hoje, celebra-se em toda a Igreja o Domingo da Palavra de Deus, que foi promovido pelo Papa Francisco em 2019. O Papa Francisco nos lembrava que “é profundo o vínculo entre a Sagrada Escritura e a dos crentes. Sabendo que a vem da escuta, e a escuta centra-se na Palavra de Cristo (cf. Rm 10,17), daí se vê a urgência e a importância que os crentes devem dar à escuta da Palavra do Senhor, tanto na ação litúrgica, como na oração e reflexão pessoais” (Carta Apóstolica Aperuit Illis).

Por isso, todos somos chamados a voltar sempre às Escrituras, onde ressoa sempre atual a voz do próprio Senhor. O Concílio Vaticano II afirmava que “nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (Constituição Dogmática Dei Verbum, 21)

Sendo assim, a Palavra de Deus continua viva e eficaz (cf. Hb 4,12), pois é o próprio Cristo, vivo e ressuscitado, que nos explica as Escrituras e faz arder os nossos corações (cf. Lc 24,13-35). Para isso, transformemos o nosso coração em terra boa para que as sementes da Palavra cresça e dê muitos frutos (cf. Mt 13,23). Conhecer as Sagradas Escrituras é conhecer o próprio Cristo (São Jerônimo), é assumir para si os mesmos sentimentos de Jesus (cf. Fl 2,5). E isso acontece quando cada um transforma a palavra de Cristo em atitudes concretas de amor e esperança.

O Papa Leão recordou hoje no Angelus (25/01/2026) este domingo especial dedicado à Palavra e encorajou a todos nós para que continuemos nos comprometendo com fé e amor ao objetivo de fazer da Palavra o centro da vida da Igreja. Que a Palavra de Deus seja o centro de todas as atividades pastorais e nos auxilie na construção do Reino de Deus.

Compartilhar:

Veja mais