Nossa Senhora do Amparo, o titulo é muito antigo, remonta a Jesus pregado na cruz, quando entrega sua mãe, Maria, ao apóstolo João. Este representa a todos nós cristãos. Na ocasião, Jesus disse a João: Eis ai tua mãe confiando Santa Maria como Mãe da humanidade, para que Ampare a todos. Durante muito tempo esta dádiva de Jesus à humanidade foi denominada do amparo, sendo representada aos pés da Cruz de Jesus, que era invocado como bom Jesus do Amparo.
Imagem de Nossa Senhora do Amparo
A pedido de Nicodemos, São Lucas esculpiu e pintou Maria aos pés da Cruz de Jesus, recebendo o mandato para ser a Mãe de todos. São Tiago levou a pintura para todos os lugares em que foi evangelizar. Daí começa a grande devoção popular a Maria, Nossa Senhora do Amparo. A partir desse ponto, muitos santuários, capelas e igrejas foram construídos em honra da Mãe de Jesus e sua devoção se estende muito forte até os dias de hoje.
História de Nossa Senhora do Amparo
Conta-se que Constantino l, o grande, nascido no ano de 274, na véspera de uma batalha da luta pela sucessão, teve um sonho em que viu um escudo com uma cruz e ouviu uma voz que dizia, com este sinal, vencerás. Mandou, então, pintar todos os escudos com a cruz e realmente venceu a batalha, tornando-se Imperador no ano de 306. No ano de 313, ele tornou o Cristianismo a religião oficial do império romano.
Os cristãos então, com liberdade, passaram a meditar mais sobre Cristo e sua Mãe Maria. Referindo-se aos cuidados maternos de Maria, todos queriam se colocar sob o seu Manto Protetor, sob o Amparo de Nossa Senhora. Assim, propagou-se ainda mais o título de Nossa Senhora do Amparo.
A Devoção a Nossa Senhora do Amparo e a Criação da nossa Diocese
Logo após a descoberta do Brasil, o culto a Nossa Senhora do Amparo, chegou aqui. Sob sua proteção fundou-se o Forte, que deu origem à cidade de
Fortaleza, capital do Ceará, onde existe uma igreja dedicada a Ela. Também em Olinda, Pernambuco, foi construída, uma das primeiras igrejas dedicadas à
Senhora do Amparo.
No Brasil existem três municípios fundados e dedicados a Nossa Senhora do Amparo. Em São Paulo, a cidade de Amparo, em Minas Gerais a cidade de Amparo da Serra e em Sergipe a cidade de Amparo de São Francisco.
Temos a alegria enquanto Igreja Diocesana de Amparo, de celebrar os 25 Anos de nossa querida Diocese de Amparo, que no dia 23 de dezembro de 1997, Sua Santidade o Papa João Paulo II criou, através da Bula Pontifícia “ECCLESIAE UNIVERSAE”, a Diocese de Amparo, no Estado de São Paulo, Brasil, com território desmembrado da Arquidiocese de Campinas e de uma pequena parte do território da Diocese de Limeira. Assim, a Diocese de Amparo é formada por onze municípios: AMPARO, MOGI-MIRIM, ITAPIRA, HOLAMBRA, SANTO ANTÔNIO DE POSSE, PEDREIRA, JAGUARIÚNA, MONTE ALEGRE DO SUL, SERRA NEGRA, LINDÓIA e ÁGUAS DE LINDÓIA. A instalação da nossa diocese aconteceu no dia 25 de março de 1998.
A devoção do povo de nossa Diocese não demorou em perpetuar a grande bondade de Cristo em nos dar Maria como protetora. Referindo-se aos seus cuidados maternos, todos queremos nos colocar sob seu “amparo. Por isso para celebrar com imensa alegria e jubilo nossos 25 anos de Igreja Diocesana de Amparo, teremos a graça de receber em nossas paróquias a Imagem de nossa padroeira diocesana. É importante para nós católicos venerarmos a imagem de Nossa Senhora Amparo, porque ela nos recorda que a Mãe de Jesus é a nossa mãe. É diante Dela que nós rezamos, cremos que a imagem de Nossa Senhora vai nos proporcionar mais proximidade com Deus.
Santo Afonso, um devoto fervoroso de Maria, que escreveu inúmeras obras de espiritualidade mariana, entendia que Maria é uma ponte para chegar seguramente ao Céu, e que por isso, era necessário cultivar no coração um amor particular por Nossa Senhora.
Foi este santo que disse que o “verdadeiro devoto de Maria não se perde”. Para ele, o devoto que não se perde é o sincero e que tem o coração arrependido. Então, quem cultiva uma sincera devoção busca crescer no caminho da fé, uma coisa leva à outra.
Quem é devoto de Maria precisa tê-la como referência de vida e buscar testemunhar publicamente seu amor por Ela, crescendo assim em seu conhecimento e sendo um propagador de sua devoção para que ela seja cada vez mais amada. Queremos com essa visita propagar a Devoção a Virgem Maria, a Senhora do Amparo.
Nossa Senhora do Amparo, Amparai-nos
Padre Eder Pradella de Oliveira
Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Triunfo e
Vigário Forâneo – Forania Santana