Assessor dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão: Pe. César Domingues de Oliveira
Coordenador dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão: Jonas Furini
Desde o Vaticano II até os nossos dias, passando por Medellín e Puebla, a Igreja na América Latina vem valorizando cada vez mais a diversificação dos ministérios enriquecendo e multiplicando a sua ação. É uma caminhada em vista de tornar-se uma Igreja toda missionária e toda ministerial. Em Medellín, ao tratar da pastoral de conjunto, afirma “que a Igreja é, antes de tudo, um mistério de comunhão católica” e que “essa comunhão que une todos os batizados, longe de impedir, exige que, dentro da Comunidade Eclesial, exista multiplicidade de funções específicas, pois, para que ela se constitua e possa cumprir sua missão, o próprio Deus suscita em seu seio diversos ministérios e outros carismas que determinam, a cada qual, um papel peculiar na vida e ação da Igreja”. (Medellín 15,6 e 15,7)
A Igreja, para o cumprimento de sua missão, conta com diversidade de ministérios. Ao lado dos ministérios hierárquicos, a Igreja reconhece o lugar dos ministérios desprovidos de ordem sagrada. Portanto, também os leigos podem sentir-se chamados a colaborar com seus pastores no serviço à comunidade.
A experiência na Diocese de Amparo é inteiramente favorável à presença e ação pastoral dos Ministros Leigos, como coordenadores e animadores de diversos serviços e atividades junto à Comunidade Cristã. Esta mesma experiência está a indicar que um determinado ministério deve responder a uma necessidade da comunidade, claramente identificada.
Sem excluir a possibilidade de diversificação crescente de Ministérios Leigos, propõem-se para a Diocese de Amparo, os seguintes:
1 – Ministro da Celebração da Palavra
Suas funções principais são: reunir a comunidade e presidir às suas celebrações; coordenar e orientar a reflexão da Comunidade em torno da Palavra de Deus e ser Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.
2- Ministro dos Enfermos
Suas funções principais são: visitar os enfermos e idosos em nome da Comunidade Eclesial; dispô-los e prepara-los para os Sacramentos, especialmente para o Sacramento da Reconciliação e a Unção dos Enfermos; levar a Comunhão; ser Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.
3- Ministro das Exéquias
Suas funções principais são: presidir à celebração da Palavra por ocasião das Exéquias; proceder à encomendação do corpo, conforme o ritual; ser Ministro Extraordinário da Sagra-da Comunhão.