Pastoral da Pessoa Idosa trabalha o texto “A Borboleta”

No mês de agosto a Pastoral da Pessoa Idosa trabalhou com os idosos o texto “A Borboleta “, onde refletimos sob a luz da história de vida de cada um.
Esta singela história nos faz pensar sobre o trabalho que vem sendo realizado, ou seja, o respeito pela história de cada um. A lagarta passa por um longo processo de transformação para virar borboleta e poder voar. Ela se alimenta muito para crescer.
Do ponto de vista dos idosos, pode-se dizer que na trajetória de vida deles, foram se acumulando lutas, dificuldades. Favorecendo assim seu crescimento pessoal e fortalecendo sua capacidade de enfrentar as dificuldades ao longo de sua história.
Entende-se que nossas lutas na vida desenvolvem os pontos fortes. Além disso, sem dificuldades, nunca cresceremos e nos fortalecemos. Por isso é importante termos a capacidade de enfrentarmos os desafios sozinhos e sem nos apresarmos em fazê-lo.
Tudo tem tempo certo para se desenvolver, ao passo que se nos apressarmos tendemos a prejudicar este desenvolvimento. Não há como forçar e nem como acelerar o tempo sem o risco de perdermos o voo da vida, do mesmo modo que a Borboleta necessita deste tempo em sua metamorfose.
Ao final do momento reflexivo foi sugerido o desenho de borboletas para colorir, proporcionando assim diálogos entre elas e fortalecimento da coordenação motora fina.

Edna Mara Finotelli, psicóloga voluntária, Tarde de Convivência
Pastoral da Pessoa Idosa

Compartilhar:

Veja mais

No último domingo, dia 20 de outubro, o bairro Vale Verde, em Amparo, pertencente à Paróquia São José Operário, recebeu uma significativa Manhã Missionária.