PASTORAL DA EDUCAÇÃO

Assessor da Pastoral da Educação: Pe. Jamil Antônio da Costa
Coordenador da Pastoral da Educação:

PASTORAL DA EDUCAÇÃO

Implantada na Diocese de Amparo, a partir de julho de 1999, vem desde então, tentando se fazer presente em todas as Escolas das Paróquias dos onze municípios abrangidos pela Diocese.
O seu objetivo é criar condições para que os educadores cristãos, comprometidos com a Pastoral, façam do seu dia a dia de trabalho ocasião para reflexões, discussões e propostas de vida baseados nas mensagens de Cristo contidas nos textos sagrados.
Atualmente, a Comissão Diocesana da Pastoral está composta por nove membros. Essa equipe planeja as atividades da pastoral e produz, mensalmente, dois textos, um destinado a alunos até a sexta série e o outro para os da sétima, oitava e Ensino Médio.
O conteúdo dos textos é ecumênico, procurando atingir todas as crianças e jovens cristãos. Esses textos são enviados para todas as Escolas Estaduais, Municipais e Particulares dos onze municípios que compõe a Diocese de Amparo.
Em cada Paróquia, a Pastoral tem representantes que agilizam a chegada do material às Escolas, entretanto, por um motivo ou por outro, nem sempre ele chega às mãos do professor e, muitas vezes, em chegando, não é utilizado.
A Pastoral promove também Encontros de Educadores Cristãos e a Comemoração do Dia do Professor em todas as Paróquias da Diocese.
O novo caminho que vislumbramos é a possibilidade de que Párocos e Representantes Paroquiais consigam reunir todos os educadores cristãos, que atuam nas Escolas de cada Paróquia, para que possa ser desenvolvido um trabalho de formação, visando transformar esses educadores em evangelizadores.
Diretores de Escola e Coordenadores Pedagógicos poderão ser grandes aliados da Pastoral, mas é um trabalho da Igreja Católica Apostólica Romana, portanto, deve ser desenvolvido pela Paróquia, através dos educadores católicos engajados.
A motivação para o engajamento dos educadores deve partir da equipe de representantes paroquiais orientada pelo Pároco ou por pessoa designada por ele..
Como diz o texto bíblico, a seara é grande, mas poucos são os trabalhadores. A Pastoral está de braços abertos para receber mais colaboradores e aberta também para desenvolver trabalhos conjuntos com outras Pastorais.

Compartilhar:

Veja mais