A Pastoral da Criança diocesana se reuniu no domingo, dia 21 de outubro, na Paróquia São Sebastião, em Amparo, para o Encontrão de Líderes, com o tema: “A importância do brincar no desenvolvimento da criança”. No encontro foram trabalhadas as oficinas dos mil dias e o desenvolvimento infantil, divididas por áreas, cada uma com as faixas etárias apresentando brinquedos e brincadeiras das respectivas fases, explicando a importância do brincar no seu desenvolvimento.
Cerca de 190 pessoas estiveram presentes, entre líderes, apoios e convidados. O encontro contou com a presença da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda da Silva Alencar e celebrou os 25 anos da Pastoral da Criança na Diocese, pois mesmo antes da Diocese de Amparo ser criada em 1997, a Pastoral já atuava há cinco anos nas paróquias.
Para a coordenadora diocesana, Maria de Jesus Aquino Sinto, o encontro foi muito alegre e participativo, “um dia de louvor agradecimento, partilha e aprendizado para todos os líderes da Pastoral da Criança de nossa diocese. Agradeço a toda a equipe diocesana da Pastoral da Criança pela presença e apoio”.
A líder Aureni Rosa da Silva Ribeiro da Paróquia São Sebastião reencontrou um casal que há muito tempo haviam sido acompanhados por ela na cidade de Águas de Lindóia. O tempo passou e a líder se mudou para Amparo e procurou a Pastoral da Criança para continuar o trabalho de acompanhar as crianças nas famílias. Então, no encontro ao ver aquele casal ela se recordou da experiência há muito vivida em Águas de Lindóia, eles estavam sendo capacitados na Pastoral da Criança, Aureni então foi cumprimentá-los e relembrar dos anos passados. Ao final do Encontrão a líder se prontificou a dar seu testemunho da alegria de reencontrá-los e saber que o trabalho dela como líder missionária na Pastoral da Criança foi de crescimento, tanto para ela como para a família e a criança que acompanhava, pois essa criança, que hoje é um jovem, está estudando no Seminário e deseja a se ordenar padre, seu nome é Ruann de Souza Ferreira, filho de Ademir Ferreira e Maria Célia de Souza Ferreira.
“Tudo isso nos motiva com a certeza que o trabalho missionário dos líderes da Pastoral da Criança evangeliza as famílias, nas ações que fazemos nas comunidades, levando a presença de Deus em cada família que acompanhamos. Para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”, conta Aureni.