PASCOM SE REÚNE PARA CELEBRAR DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

DMC2017_ (32)Agentes da Pastoral da Comunicação, Pascom, de nossa diocese estiveram reunidos no sábado, dia 27 de maio, para celebrar o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O encontro aconteceu no Centro de Pastoral São João XXIII, e contou com a presença do bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, que refletiu com os agentes da Pascom a mensagem do Papa Francisco para a ocasião “Não tenhas medo, que Eu estou contigo’ (Is 43,5) – Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. Houve também momento de confraternização e de espiritualidade com a reza do Terço Mariano na Catedral Diocesana, animado pelo grupo de canto “Juventude Adoradora”, da Paróquia São Sebastião, em Amparo.

“Acredito na importância de encontros diocesanos porque são momentos ricos de partilha. Comunicar é tornar comum, ou seja, fazer comunhão. A Pastoral da Comunicação não pode se resumir aos trabalhos realizados como criar conteúdo, fazer o informativo paroquial etc., mas não ser uma ferramenta pastoral de comunhão. A participação dos agentes no encontro é fundamental para que se alimentem enquanto diocese para caminharmos juntos e só podemos caminhar se nos conhecemos, se estivermos unidos. O Papa Francisco nos pede sempre para que trabalhemos por uma autêntica “cultura do encontro”, e o evento buscou esta união, oportunidade de aprendizado e de fervor missionário”, conta o Coordenador Diocesano da Pascom, Adilson Jorge.

Para Marcia Tamer, agente da Pascom na Paróquia São Benedito, em Mogi Mirim, é sempre gratificante participar dos encontros diocesanos da Pascom, observando que, a cada encontro, mais agentes fazem parte da Pastoral. “É um grande desafio a evangelização através das mídias sociais, pois precisa ser consciente e responsável. Mais do que nunca temos compromisso em primeiro lugar com Deus e a Igreja e depois com as outras pastorais e movimentos para que façamos o nosso melhor com coerência e objetividade. Dom Luiz destacou que o alcance da Pascom vai além dos meios de comunicação e seus instrumentais de divulgação, pois se faz necessário que testemunhamos o evangelho de Cristo. É ele o autor e exemplo do que devemos seguir para auxiliar com o nosso serviço na construção do Reino de Deus. Divulgarmos e testemunharmos a sua Palavra sempre com simplicidade e clareza”, diz Marcia.

“Gratidão, gratidão, gratidão… Esse é o sentimento que primeiro surge em meu coração ao falar do nosso Encontro Diocesano da Pascom”, descreve Márcio Padilha, agente da Pascom na Paróquia Santo Antônio, em Itapira. “Ficou muito rico esse encontro com a presença do nosso bispo, Dom Luiz, que sabe evangelizar com o coração. Sua sabedoria nos aproxima cada vez mais de Deus. Suas palavras nos faz entender quanto Jesus está em nosso coração. O encontro foi bem organizado, ainda mais lindo com a parte espiritual, quando rezamos todos juntos a oração do Santo Terço na Catedral. Gratidão a todos que organizam esse encontro”, acrescenta o agente.

Para Giseli Fanti, agente da Pascom na Paróquia Divino Espírito Santo, em Holambra, participar da Pastoral da Comunicação é algo que a impulsiona a querer e desejar servir ainda mais a Deus e a Igreja, sendo testemunha viva da Boa Nova, tornando-a sempre atual e contagiante, é o que a mantém sempre ativa. “Leiga na área da comunicação, sem saber exatamente do que se tratava, o convite para atuar na Pascom veio em boa hora e em um momento desafiador, me trazendo para fora do comodismo das fotografias paroquiais e me levando para um leque de necessidades que a comunicação vem enfrentando no Ser Igreja, guiando para que eu fosse conhecer outras pastorais, como a da Liturgia, belíssima por essência”, conta a jovem que também é coordenadora da Pascom na Forania Sant´Ana .

“No encontro diocesano, pude perceber a sintonia em que a Pascom se encontra atualmente, uma sintonia boa, alegre e típica para o momento, momento de articular verdadeiramente a comunicação, sem medo, sem ofuscação, com coragem. O apoio e incentivo que recebemos do nosso bispo, Dom Luiz Gonzaga, é extremamente importante, pois assim sinto e sei que não estamos sozinhos, temos as mãos do pastor a nos guiar nesse desafio de comunicar, isso é gratificante para mim, católica apostólica romana. Agradeço a Jesus Cristo pelo chamado a essa Pastoral, jamais pensei que um dia poderia servir a Ele dessa forma, louvado seja Deus”, agradece Giseli.

Compartilhar:

Veja mais