Em 1885, um negro carroceiro de origem humilde, sonhou, e com ajuda popular esforçou-se para erguer uma Igreja simples como ele. José Ortiz de Camargo, o “Bichinho”, hoje enterrado numa das paredes laterais da Igreja, saía diariamente pelas ruas de Amparo para pedir dinheiro, telhas, tijolos e outros materiais de construção. Ainda naquele ano, com a Igreja em fase bastante adiantada, Ortiz faleceu. Foi então que a comunidade, tendo a frente o Cap. Lucas Cintra, concluiu a obra.
A Igreja São Benedito esteve sob a responsabilidade direta da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo até 1912, quando Dom João Nery solicitou aos Franciscanos que aqui formassem um Convento. De dezembro de 1912 a Agosto de 1913 foi fundado o Convento e feita sua construção. Em seguida iniciou-se a campanha para a construção de um colégio que em 13 de junho de 1922 teve sua inauguração.
A Paróquia São Benedito foi solenemente instalada no dia 3 de outubro de 1965, com uma programação dedicada a São Francisco de Assis, começando com o Tríduo no dia 30 de setembro. Em 3 de outubro, foram celebradas várias missas, com a participação de um grande número de fiéis, culminando com a procissão em honra a São Francisco, no dia 4.
Atualmente, a Paróquia São Benedito é composta pelas comunidades Três Pontes – Capela de São Roque; Comunidade da Barra – Capela São Sebastião; Comunidade Boa Vereda – Capela São José; Comunidade Pereiras – Capela Santa Cruz; Comunidade Sertãozinho – Capela Santa Cruz; Comunidade Planalto da Serra; Capela Sant’Ana, bairro de Santana e Centro Comunitário, Alto do Jardim Brasil.
Criada pelo Arcebispo de Campinas, Dom Paulo de Tarso Campos, a Paróquia de São Benedito teve seu primeiro pároco, o Revmo. Frei Deodoro Kaufhold. Natural da Alemanha, o Frei iniciou os estudos eclesiásticos no seminário franciscano de Garnstok, na Bélgica. Vindo logo depois para o Brasil. Continuou os estudos no seminário da Ordem, em Rio Negro no Paraná. Quando ordenado foi transferido para Amparo, onde assumiu o cargo de Superior do Convento de São Benedito, em Amparo.