A Paróquia de São Sebastião, em Amparo, promoveu de 4 a 6 de junho encontros de reflexão sobre as chamadas fake news, notícias mentirosas que são compartilhadas em especial nas redes sociais. Os encontros aconteceram nas capelas de São Miguel Arcanjo, de São Francisco e na Matriz Centenária de São Sebastião.
A reflexão teve como ponto de partida a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018, comemorado no último dia 13 de maio, que tem como tema “A verdade vos tornará livres (Jo 8, 32) – Fake News e Jornalismo de Paz”. Os encontros foram conduzidos pelos agentes da Pastoral da Comunicação da paróquia.
Para o pároco, Pe. Carlos Panassolo, o discernimento deve ser o caminho para que possamos compartilhar de forma responsável as notícias que recebemos. “Em certos momentos, tornamo-nos reféns das fake news, trazendo uma sensação de insegurança e, em alguns casos, de pânico”, diz.
“A mensagem do Papa Francisco é uma alerta e uma provocação a todos, não restringindo aos católicos, mas toda a sociedade, visto que todos nós somos impactados pelas fake news e seus malefícios. O objetivo dos encontros foi de ajudar os paroquianos a terem uma postura mais crítica na hora de consumir informação, possibilitando que estejam em alerta para reconhecer as fake news e não propagá-las. Este exercício tem ainda mais importância no momento que vivemos no Brasil, visto que estamos em ano eleitoral e muitas mentiras com objetivo de denegrir pessoas e influenciar nos votos serão colocadas na internet. Devemos utilizar as redes sociais para uma cultura do encontro visto que a internet é um dom de Deus e também uma responsabilidade”, explica o coordenador da Pastoral da Comunicação, Adilson Jorge.
Outros encontros sobre a temática serão realizados nas outras diversas comunidades da paróquia, com movimentos e pastorais, como com os jovens da catequese da Crisma, escolas e instituições na área da comunidade.
Informações: Pascom São Sebastião