A imagem de São José, conforme registro fotográfico de 19 de março de 1942, da igreja de Nossa Senhora do Carmo, em procissão voltou para a nova matriz. Desde então permaneceu ali no altar. Acreditamos que, ao longo do tempo, sofreu várias interferências inadequadas, como por exemplo, a aplicação de camadas de tinta sobre a cor original e verniz não apropriado para a proteção da policromia, além da perda de partes: dedos, tanto de São José, como do menino Jesus em seu braço. Podemos notar também o desprendimento do suporte para a policromia, que levou a muitas perdas da pintura original, sobretudo, na parte de traz da imagem. Aproveitando que a imagem seria retirada do altar para os trabalhos de revitalização do presbitério e considerando a necessidade passar por um processo de conservação e restauro, assumimos o desafio de restaurá-la, com o compromisso de interferirmos o mínimo possível, para que a imagem pudesse ser apresentada à comunidade, o mais próximo, do que foi idealizada pelo artista que a concebeu e de quando chegou à cidade de Mogi Mirim, para simbolizar o patrocínio de São José a este povo. O restauro foi realizado pelo pároco, padre Nelson Demiciano, e pelo restaurador responsável pela revitalização da matriz Agagiani Antonio Barijan.
A historiadora do Museu de Arte Sacra, da Arquidiocese de Campinas, Paula Elizabeth Barrantes, consultada a respeito da imagem de São José, da Paróquia de São José de Mogi Mirim, ofereceu algumas informações: “esta imagem tem fortes características do início do séc. XX, a imaginária que ensina e exemplifica na expressão e no corpo a proposta evangelizadora da Igreja. Esta imagem pode ser, com certeza, atribuída ao escultor veneziano Marino Del Favero, em virtude dos detalhes faciais, da pequena mecha de cabelo no alto da testa, ainda na maneira como acentua as maçãs do rosto. A policromia também é muito característica da Oficina Marino Del Favero: os tons de rosa da túnica do menino Jesus, bem como o azul da túnica de São José. A imagem possui um ligeiro jogo de perna muito suave, o movimento fica por conta dos olhos que se mostram em profunda reflexão, característica da imaginária do fim do XIX e início do séc. XX quando a Igreja se volta para o ser humano e seus problemas sociais e espirituais”.
Segundo a historiadora, esta imagem, pode ser datada entre 1908 e 1916, pois no ano de 1908 Dom Nery inicia as visitas da recém-criada Diocese de Campinas, da qual nossa Paróquia fez parte até o ano de 1997, e, nestas visitas foi acompanhado por Marino Del Favero, escultor predileto do Bispo por sua fidelidade à iconografia dos santos.
ICONOGRAFIA DE SÃO JOSÉ
O Cajado de São José
Em uma das mãos, a direita, segura um cajado florido (Lírios) principal atributo de São José. Este cajado com lírios faz parte de uma tradição que vem de um dos evangelhos apócrifos, segundo o qual, o Sumo Sacerdote tinha determinado que havia chegado a hora de Maria se casar. Então reuniu os jovens pretendentes e entre eles estava José. Cada jovem tinha um cajado de madeira; e a resposta de Deus seria dada pela flor, que iria brotar de um dos cajados dos pretendentes. O que floriu primeiro foi de José. É uma bela tradição! Embora não possa ser confirmada o que importa é que José foi escolhido para ser o pai adotivo do Menino Deus. Já o ramo de lírios simboliza a pureza do coração de José, bem como sua vitória sobre as coisas do mundo, sobretudo, a tentação de abandonar o projeto de Deus, cedendo as tentações do mal.
O manto marrom de São José
O manto marrom e ocre tem os seguintes significados: sendo as cores da terra, do chão simbolizam a humildade, traço marcante da personalidade de São José: homem simples, do qual pouca coisa se fala na Bíblia. O marrom é ainda, a cor da madeira. Sendo assim recorda o seu ofício: o de carpinteiro. Na carpintaria trabalhava para sustentar Jesus, Maria e a si mesmo.
A túnica de São José
A túnica de São José normalmente vem pintada na cor roxa, azul ou branca. O azul simboliza a fé, a paciência e a confiança. O azul recorda que José está na terra, mas pertence a Deus e agora do céu olha e intercede por nós. Já a flores douradas simbolizam que a vida de São José sempre foi orientada pela luz e pela sabedoria divina.
O olhar para baixo
É de se notar que, praticamente, na grande maioria das vezes as imagens de São José sejam representadas com olhar voltado para baixo, para a terra. O simbolismo do olhar para a terra recorda que foi o pai terreno, adotivo de Jesus. Foi capaz de amar, de cuidar, de ensinar e de contribuir na formação do menino Deus, cumprindo a sua missão de pai. Ao ser representado olhando para baixo, recorda também, que ele olha e intercede por nós que estamos aqui na terra, e nos acompanha em nossa jornada para o céu, nosso destino final, onde a exemplo dele, participaremos da Vida Divina de Deus.
O menino Jesus no colo de São José
No braço esquerdo traz com segurança o menino Jesus. Esta representação retrata a paternidade deste grande santo, que assumiu Maria grávida por sua esposa, mesmo sabendo que não era pai da criança. Ao ser representado aqui, segurando o menino com firmeza, vemos a simbologia do cuidado, da proteção de um bom pai.
A túnica do Menino Jesus
O menino Jesus pode estar vestido com uma túnica branca, mas também rosa. “A cor rosa é usada na imaginária como símbolo da ligação de sangue, ainda como símbolo da paixão. Em geral são as faces de Maria e do menino que poderiam trazer a cor rosa, pois Jesus estabelece a ligação entre o mundo espiritual e material, ou seja, o Deus nascido de uma mulher humana gerado por Deus, pela ação do Espírito Santo. Os detalhes em dourado recordam a origem divina de Jesus, confirmando, mais uma vez, que José é o pai adotivo de Jesus”. (Paula Elizabeth Barrantes).
O globo terrestre e as mãos do Menino Jesus
O menino traz na mão, a esquerda, o globo terrestre, significando o seu senhorio sobre todas as coisas. Como diz São Paulo: ‘Tudo foi criado por ele e para ele…’; ele tem o mundo em suas mãos. Com a mãozinha direita abençoa, derrama sobre nós toda sorte de bênçãos. O olhar voltado para o chão significa seu amor misericordioso e a oferta da salvação aos homens e mulheres de todos os tempos e lugares.
Confira fotos do processo de restauro:
Informações: Pascom São José