A Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, em Mogi Mirim, realizou no último dia 20 de outubro uma experiência missionária no bairro São Marcelo. A experiência celebra o mês dedicado às missões, quando a Igreja no Brasil se dedica a conscientização da dimensão missionária de todo batizado e chama a Igreja a trabalhar mais intensamente essa realidade intrínseca à missão da Igreja.
Além de valorizar o papel dos leigos e seu protagonismo nos trabalhos missionários da Igreja, especialmente como resposta ao Ano do Laicato celebrado pela Igreja no Brasil. O grupo composto por aproximadamente 25 missionários recebeu uma formação prévia com o padre Everton Henrique Nucchi, responsável pelo COMIDI (Conselho Missionário Diocesano).
O bairro que é composto por chácaras e sítios residenciais recebeu na manhã do sábado os missionários que visitaram as casas em duplas. Nas visitas os missionários em nome da Paróquia puderam ouvir as famílias, rezar com elas e levar a bênção para os moradores e para as casas. Além disso, puderam também fazer um levantamento de como está as famílias em relação a participação na fé, sobre os sacramentos e necessidades religiosas das famílias visitadas.
A comunidade presente no bairro preparou um café para o início das visitas e um almoço no término, onde os missionários puderam trocar as experiências vividas. Os padres André Rossi e Flávio Ferreira que idealizaram e organizaram com a comunidade a experiência missionária também participaram das visitas e manifestaram o contentamento de poder responder de modo concreto os anseios de uma Igreja em saída, como tantas vezes solicitou o Papa Francisco. O próximo passo é dar encaminhamento as necessidades levantadas pelos missionários na pesquisa realizada em cada família. E posteriormente aumentar o grupo de missionários e partir para outra parte da Paróquia, onde novamente serão realizadas visitas nas casas, levando assim a Palavra de Deus e a presença da Igreja a todas as famílias da comunidade.