Pároco: ANDRÉ RICARDO PANASSOLO (PADRE)
Data de criação: 06/11/1965
Bispo na criação: Dom Paulo de Tarso Campos
Festa: 05/10
Endereço: Largo São Benedito – S/Nº – Centro
Itapira/SP – CEP: 13974-007 – Cx Postal 30
Telefone: (19) 3863.1939
WhatsApp: (19) 99690-3900
E-mail: [email protected]
Fanpape: https://www.facebook.com/saobeneditoitapira
Expediente paroquial:
De terça a sexta das 8h às 17h
Sábado das 8h às 12h
Atendente: Roberta e Tais
Atendimento do Padre:
Quarta- feira das 9h15 às 12h
Quinta-feira das 9h15 às 11h45 e das 15h às 17h
Sexta-feira das 9h15 às 12h
Sábado das 9h15 às 12h
Horários de Missas:
Quarta-feira às 15h na Matriz
Quinta-feira às 19h30 na Com. São Pedro e Santa Luzia
Sábado às 15h Matriz e 18h Com. São Pedro e Santa Luzia
Domingo – 7h Matriz
– 9h Com. Nossa Senhora de Fátima
– 10h30 Com. Nossa Senhora do Carmo e São João Batista
– 19h Matriz
1ª segunda-feira do mês – Missa no Cemitério da Saudade
Último domingo do mês – Missa do Terço das Mães as 19h30 na Com. Nossa Senhora de Fátima
Última terça -feira do mês – Missa do Terço dos homens
Com. Urbanas:
Com. Nossa Sra de Fátima
Rua Antônia Pupa, 90 – Vila Boa Esperança
Missa Domingo às 9h
Com. Nossa Senhora das Dores
Rua General Carneiro, 379 – Santa Cruz
Telefone 19 38434108
Missa – 1ª sexta -f eira do mês às 19h30
1º sábado do mês às 7h
Com. São Pedro e Santa Luzia
Rua José Arthur Miranda da Silva, 590 – Nosso Teto
Missa – Quinta-feira às 19h30 e sábado às 18h
Com. Rurais:
Com. Nossa Sra Aparecida
Chácara Santa Cruz – Bairro Santa Fé
Missa – Uma vez ao mês às 19h30
Com. São José
Estrada José Rocha Carvalho – Bairro Rio Manso
Missa – 3º sábado do mês às 19h
Celebração da Palavra – 2º e 4º sábado do mês às 19h
Com. São João Batista
Estrada Orlando de Andrade – Bairro dos Pires
Missa – Uma vez ao mês às 19h30
NOSSA PARÓQUIA
A paróquia de São Benedito de Itapira foi criada e instalada em 5 de novembro 1965 pelo Arcebispo de Campinas, Paulo de Tarso Campos, sendo seu primeiro pároco o Padre José Roque de Paiva.
Localizada no largo e bairro de mesmo nome, onde ocorre a famosa festa em louvor a São Benedito (“Festa de Maio”), comemorada em Itapira no dia 13 de Maio, dia da libertação dos escravos no Brasil.
A paróquia conta com as comunidades de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, São Pedro, Santa Luzia, São José (Bairro do Rio Manso), São João Batista (Bairro do Pires), N. Sra. Aparecida (Bairro Santa Fé) e N. Sra. das Dores (Bairro Santa Cruz).
As principais Pastorais e Movimentos paroquiais são: Pastoral da Catequese, Grupo de Jovens, Pastoral da Saúde, Pastoral do Batismo, Acolhida, Dízimo, Perseverança, Equipe de Liturgia, Ministros, Grupo de Canto, Grupo de Oração, Vicentinos, Movimento das 1000 Ave Marias, Terço dos Homens, Pastoral dos Festeiros, Pastoral do Crisma, Movimento Capelinhas de São Benedito, Confraria de N. Sra. do Perpétuo Socorro, Pastoral de Cerimonial, Pastoral da Terceira Idade, CPP e CAEP.
NOSSO PADROEIRO
Os pais de Benedito eram descendentes de escravos trazidos da Etiópia para o Ocidente, na atual região da Sicília, Itália. Foram libertos por seus senhores, tomando assim o sobrenome deles, como era costume. Chamavam-se Cristóvão Manassari e Diana Larcari (ou Arcan). Sua família era pobre e o Mouro, como Benedito era chamado, quando criança foi pastor de ovelhas e quando adolescente lavrava a terra. Com 18 anos decidiu consagrar-se ao Senhor mas, somente com 21 anos, foi chamado por um monge para viver entre os Irmãos Eremitas de São Francisco. Professou os três votos: pobreza, obediência e castidade.
Vivia em isolamento, vestido com um velho e remendado hábito, sempre descalço, não usava coberta nem colchão para dormir e fazia sacrifícios. Muitas pessoas iam procurá-lo e recebiam conselhos, orações e curas. Ele insistia em dizer que não era ele quem realizava aquelas curas e sim Deus e a Mãe de Jesus Cristo.
Nos processos da Igreja para canonização de São Benedito foi aceito que a única explicação para sua sabedoria era a de que possuía o dom da ciência infusa, isto é, em outras palavras, era iluminado pelo Espírito Santo.
Em 1589 Frei Benedito adoece e, contra todas as expectativas e convicção do médico, cura-se, conforme profetizara. Adoece novamente um mês depois sofrendo 29 dias seguidos. Cumprindo sua vontade, foi enterrado logo que morreu em vala comum, sem distinção de espécie nenhuma. O povo todo estava ausente, pois havia uma festa muito popular nesse dia.
Hoje não há cidade ou vila sem uma igreja ou um altar dedicado ao santo. Em sua honra são promovidas festividades pela religiosidade popular.
No Brasil, a festa em louvor a São Benedito é celebrada em 5 de outubro. Em Itapira, além da comemoração realizada em outubro, celebra-se também a Festa de São Benedito no dia 13 de maio, data da libertação dos escravos no Brasil, sendo esta a maior e mais tradicional festa da região.