Pároco: TARLEI NAVARRO PÁDUA SOUZA (PADRE)
Administrador Paroquial: FABRÍCIO FAGNER FERREIRA (PADRE)
Data de criação: 31/08/1958
Bispo: Dom Paulo de Tarso Campos – Arcebispo de Campinas
Festa: 13/06
Rua Ribeiro de Barros – 272 – Centro
Itapira/SP – CEP: 13970-341
Telefone: (19) 3863-0105
E-mail: paroquia@paroquiasai.org.br
Fanpage: www.facebook.com/paroquiasai
Site: www.paroquiasai.org.br
Expediente paroquial:
Segunda-feira das 11h00 às 17h00.
Terça à sexta-feira das 8h30 às 17h00.
Aos sábados das 8h30 às 11h00.
Atendentes: Joceline.
Atendimento do Padre:
Sexta-feira das 14h30 às 17h00.
Sábado das 9h00 às 11h00.
Horários de Missas:
Toda primeira sexta-feira do mês às 19h30;
Terça-feira às 19h30;
Sábado às 18h00;
Domingo às 9h00 e 19h00.
COMUNIDADES URBANAS
Comunidade Bom Jesus
Rua Ipiranga, 50 – Vila Bazani – Itapira/SP.
Missa todo sábado às 16h30.
Comunidade Menino Jesus de Praga
Rua 24 de Outubro, 492 – Santa Cruz – Itapira/SP
Missa toda quarta-feira às 19h30.
Comunidade Imaculada Conceição
Rua Luiz Caversan, 40 – São Vicente – Itapira/SP
Missa todo domingo às 7h00.
COMUNIDADES RURAIS:
Comunidade São Sebastião – Bairro Stringuetti
Missa toda 3ª sexta-feira do mês.
Capela Santa Teresinha – Fazenda Interagro
Missa toda 2ª sexta-feira do mês.
Capela Santa Bárbara – Fazenda Santa Bárbara
Missa toda 4ª sexta-feira do mês.
NOSSA PARÓQUIA
A paróquia Santo Antônio está constituída nas seguintes comunidades urbanas: Matriz Santo Antonio, Menino Jesus de Praga, Bom Jesus, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Comunidades Rurais: Santa Terezinha, Santa Bárbara, Santo Antonio (Pinheiros) e São Sebastião Stringhett. Na área rural há ainda a Capela São Vicente.
Na paróquia são várias as atividades pastorais: Catequese Infantil, Catequese do Crisma, Equipe de Liturgia, Ministros, Pastoral da Comunicação Social, Pastoral da Perseverança, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral dos Noivos, Grupo de Jovens, Pastoral da Saúde, Pastoral dos Coroinhas e Auxiliares, Movimento dos Vicentinos, ECC, Apostolado da Oração, Movimento Mãe Peregrina e Pastoral do Cerimonial.
NOSSA HISTÓRIA
A construção da Igreja de Santo Antônio, na cidade de Itapira, não teria sido possível se a comunidade religiosa não tivesse colaborado de forma tão assídua. Mas, é preciso lembrar também que nasceu da dedicação, do esforço e da vontade do Cônego Matheus Ruiz Domingues, um espanhol nascido em Polopos, província de Granada, e que veio para o Brasil aos oito anos de idade, onde em 1939 ingressou no Seminário do Ipiranga, em São Paulo, sendo ordenado sacerdote em 1945. Anos mais tarde, em 1958 foi nomeado Vigário da Igreja de Santo Antônio, em Itapira.
No município várias foram as suas obras; fundou o Educandário Nossa Senhora Aparecida, construiu a casa Paroquial e a atual Matriz de Santo Antônio. Em maio de 1965, deu início as obras da futura Igreja, sendo que em 18 de julho de 1965, foi realizado o solene lançamento da pedra fundamental, com a presença do Arcebispo de Campinas, Dom Paulo de Tarso Campos.
Em 12 de março de 1967 foi inaugurada a primeira parte da Igreja, constituída do Salão Paroquial e mais oito compartimentos. Em 1970, o templo começava a ganhar cobertura. E mais tarde, em 8 de abril de 1973, com a presença de um grande número de fiéis, a Igreja teve sua inauguração e sagração, feita em cerimônia, pelo então Arcebispo de Campinas, Dom Antonio Maria A. de Siqueira.
Itapira e toda sua comunidade católica ganhava uma nova Igreja, construída em linhas modernas e que logo na fachada, com cinco metros de altura, impõe-se uma imagem de Santo Antônio, seu padroeiro.
A Igreja revela em todos os sentidos, uma união da arte com a fé. Sua decoração predomina no tema das mãos – “mãos que suplicam”, “Mãos que acolhem”, e “mãos que realizam”…
NOSSO PADROEIRO
Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis. Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida.
Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como consequência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário. Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália.
Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade. Santo Antonio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232.