PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE ITAPIRA “RUMO AOS 60 ANOS”

60anosNo dia 31 de maio, último dia do mês mariano deste ano mariano, a Paróquia de Santo Antônio de Itapira esteve reunida para dar início ao ano de comemoração dos seus 60 anos, a se completarem em 2018. Após a celebração da Santa Missa, com os fiéis reunidos defronte à Matriz, foi descerrada a grande imagem do logotipo das comemorações, afixada na torre da Igreja, com a execução do hino composto especialmente para esses 60 anos.

A data deu início a uma série de atividades que vêm sendo preparadas pela equipe executiva, juntamente com o padre Tarlei Navarro. Está em andamento a elaboração de um documentário e de um livro, além de uma exposição de fotos e objetos, que contarão a história da paróquia. Também foram confeccionados objetos estilizados, como medalha, chaveiro, taça e camiseta, que a comunidade poderá adquirir como lembrança deste ano jubilar. A programação inclui a inauguração das reformas do centro de pastoral, que passa a levar o nome do primeiro pároco, “Padre Matheus Ruiz Domingues”, além, é claro, da solenidade do aniversário, seguida dos festejos, que acontecerá em 2018.

A seguir, apresentamos o texto lido na solenidade de abertura “Rumo aos 60 anos”:

“Hoje damos início oficial às comemorações “Rumo aos 60 anos” da Paróquia de Santo Antônio, a se completarem no ano que vem. Durante todos esses anos, quantas famílias itapirenses viveram a fé cristã nesta igreja: batizados, casamentos, formaturas, catequese, grupos de jovens, retiros, cursos, formações, festas, comemorações. Quantas lembranças, quantas histórias!

Tudo começou no longínquo ano de 1958, quando aqui se instalou a segunda paróquia da cidade de Itapira, neste terreno doado pelo Coronel Francisco Cintra, realizando o desejo de sua esposa de fundar uma Igreja em honra a Santo Antônio. Em 31 de agosto de 1958 foi nomeado como primeiro pároco o Padre Mateus Ruiz Domingues, que marcaria para sempre a história da cidade, por seu espírito arrojado e grande exemplo de vida cristã. A construção da Matriz teve início em 1965 e terminou quase dez anos depois, em 1973, quando foi finalmente inaugurada.

No ano de início das obras, Padre Mateus escreveu uma mensagem no jornal Folha de Itapira, que bem podemos tomar, ainda hoje, como uma síntese da missão confiada à nossa paróquia. Ouçamos atentamente as suas palavras:

“Meus prezados paroquianos e amigos de Itapira, o grande anseio nosso é fazer desta Paróquia, que tanto amamos, uma grande família, a Família de Deus, onde todos se amem como irmãos, e assim glorifiquem ao Pai, vivendo e realizando a finalidade pela qual todos nós fomos criados: conhecer, amar, glorificar e possuir a Deus, para deste modo sermos realmente felizes. […]. Eis o motivo porque já no início do nosso paroquiato, aqui nesta cidade, empreendemos a obra assistencial – o Educandário, que graças a Deus e a vossa cooperação, hoje é uma realidade consoladora e útil a toda a comarca […]. Pois bem, meus amigos, prosseguindo na conquista desse ideal cristão e cívico, – fazer da Paróquia a grande família, onde todos se amem como irmãos, como filhos de Deus, iniciamos outra grande tarefa – a construção da Matriz, com a escola paroquial agrícola e a sede social, tudo num mesmo edifício bem planejado, simples, harmonioso e funcional. Mas alguém poderá dizer, para que ou por que a Igreja? – Porque a atual é simples capela, sem o espaço suficiente e sem a mínima comodidade, para que os filhos da grande família possam, nos dias de preceito, reunir-se em torno da mesa do Pai. E escola, para que mais uma escola na cidade? – Para proporcionar aos nossos jovens formação cristã e cívica à altura das necessidades dos nossos tempos. […] A meu ver, prezados amigos, é este o caminho a seguir para resolvermos certos problemas sociais – incutir nos jovens o amor ao trabalho, ensinar-lhes a técnica e dar-lhes os meios adequados. […] E a sede social? – A sede social se destina a proporcionar às famílias, sobretudo à juventude, ambiente familiar, sadiamente cristão, nas suas diversões. E para que nos repetidos encontros nas horas de lazer, mais e mais se estreitem os laços de amizade entre os paroquianos, e mais cresça entre eles o amor fraterno, ao mesmo tempo que se sintam amparados de um ambiente menos cristão e sadio nas suas diversões. Eis aí, meus prezados amigos, os motivos desta humilde mensagem – por-vos ao par deste empreendimento, o qual visa exclusivamente a glória de Deus e o bem das almas; e cuja concretização exige de todos nós visão para compreender lhe o alcance; boa vontade, união e generosidade para realizá-lo, com as bênçãos e ajuda de Deus, que não cessaremos de implorar em nossas orações. Terminando, pedimos a Deus vos abençoe, e a Santo Antônio, Glorioso Padroeiro desta Paróquia, vos proteja”, padre Mateus.

Sessenta anos depois estamos aqui reunidos. E se aqui estamos é porque a missão foi cumprida! A mensagem do Pe. Mateus impressiona pela sua atualidade e, por isso mesmo, também nos desafia a continuarmos sendo fiéis à mesma missão em um tempo marcado por tantas incertezas e confusões, que parecem obscurecer o horizonte. Justamente nesta hora difícil, somos chamados a ser testemunhas da verdadeira Esperança que ilumina o mundo, anunciando que Deus continua presente no meio de nós e que Sua Igreja está viva e pronta a responder aos desafios dos nossos tempos.

Por isso estamos aqui, como sinal concreto de que o Espírito Santo agiu na história e continua animando esta obra viva. Como família, unidos em comunidade, durante todo este ano vamos celebrar esta história, compartilhar lembranças, rever fotografias, reencontrar pessoas, cultivar a alegria desta festa e elevar aos Céus este grande louvor que brota dos nossos corações, como gratidão por nossa amada paróquia! Que Santo Antônio nos acompanhe, e vamos juntos rumo aos 60 anos!”.

Informações: Pascom Santo Antônio

Compartilhar:

Veja mais

Na noite de ontem, 5 de dezembro, a Paróquia São Francisco de Assis, em Serra Negra, celebrou uma Santa Missa com o rito da