PARÓQUIA SANTA MARIA SE PREPARA PARA 3ª FESTA JOANINA

Festa JoaninaA paróquia Santa Maria, em Jaguariúna, se prepara para a 3ª Festa Joanina que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho, com comidas e brincadeiras típicas.

Na sexta-feira, dia 24, após a Santa Missa das 19h30, ocorrerá o acendimento da fogueira, hasteamento do mastro e sorteio do bolo de São João. No sábado, dia 25, quadrilha e baile com música ao vivo, após a celebração das 18h. No dia 26, domingo, gincana joanina das 12h às 16h, às 17h Santa Missa, em seguida música ao vivo.

Informações: Paróquia Santa Maria

FESTA JOANINA OU FESTA JUNINA?

Desde criança, uso, como toda a nossa gente, para designar não só as festas de São João, como as dos três santos de junho, o termo “joanino”. De uns tempos para cá, entretanto, coisa de quatro ou cinco anos, alguém mal avisado sugeriu para substituir a tradicional designação o vocábulo “junino”. E hoje, os eruditos falam em “festa junina” e não mais em “festa joanina”, acrescentando, a título de explicação, que as festividades nada têm a ver com São João ou João, mas com Juno ou Junho. (Na mitologia romana, Juno é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses. Eles se casaram após Juno fazer acontecer uma enorme tempestade, Júpiter viu, admirou o talento da jovem, e a tornou Rainha do céu e concedeu sua mão. É representada pelo pavão, sua ave favorita. O sexto mês do ano, junho tem esse nome em sua homenagem”) cf. Wikipédia, a enciclopédia livre.

No entanto, tenho a impressão de que a razão está, ainda desta vez, com a sabedoria popular, que sempre chamou de “joaninas” as festas de junho.

Parece-me inaceitável o vocábulo “junino” pelas seguintes razões:

1) em português, o vocábulo que designa as festas de Juno é “junónia” e nunca “junina” (ver Cândido de Figueiredo, Dicionário);

2) os fogos e fogueiras, características essenciais das festas, participam do culto de Vesta ou Héstia e não de Juno; (Héstia (em grego antigo: Ἑστία), na mitologia grega, era a deusa virgem grega do lar, lareira, arquitetura, vida doméstica, família e estado)

3) o termo “junino” não está dicionarizado e nem tão pouco é vox populi. (dito pelo povo ou pela maioria da população)

Prefiro continuar usando o termo “joanino”, porque:

1) assim foi sempre utilizado pelo nosso povo e, segundo Frazer (Golden Bough), jamais deveremos apelar para uma ideia complexa, desde que uma ideia mais simples esteja à nossa disposição e seja aprovada por testemunhos explícitos da própria gente;

2) na tradição europeia, da qual procede a nossa, a festa mais importante do mês de junho é a de São João, a qual compreende um verdadeiro ciclo, que não é limitado à vigília e ao dia do santo, mas se estende por sete dias até São Pedro;

3) os elementos das festas de junho — levantamento do mastro, fogueira, fogos, artes, cerimônias mágicas, danças de roda — são específicos ao ciclo de São João;

4) em alguns lugares da Europa, como em Nice, na França, o próprio mês é chamado “mês de São João” (Van Gennep, Manuel de folklore français).

Portanto, julgo mais acertado usar-se a expressão “festa joanina” e assim eu continuarei a fazê-lo como estudioso da cultura do meio popular brasileiro, até que me provem o contrário.

(Rossini Tavares de Lima. “Festa joanina ou Festa junina?”. A Gazeta. São Paulo, 09 de junho de 1954)

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