Pároco: ALEXANDRE DONIZETE CORTEZ (PADRE)
Data de criação: 12/01/1967
Bispo: Dom Paulo de Tarso Campos
Festa: 02/07
Rua Rio de Janeiro, nº 70 – Centro
Águas de Lindóia/SP CEP 13940-000
Telefone: 3824-1156 – 99942-4538
E-mail: paroquiaal@gmail.com
Expediente paroquial:
De segunda-feira a sexta-feira das 8h00 às 17h00
Sábados das 8h00 às 12h00
Atendente: Milena
Matriz Velha Nossa Senhora das Graças e Matriz Nova Cristo Rei.
Rua Rio de Janeiro, nº 70 Centro
Águas de Lindóia/SP CEP 13940-000
Horários de Missas:
Matriz Velha Nossa Senhora das Graças – sábados missas às 16h00
Matriz Nova Cristo Rei – 1ª sexta-feira do mês missa às 7h00
Quartas-feiras: missa às 07:00
Sábados: missa às 18h00
Domingos: missas às 10h00 e às 19h00
Celebração da Palavra às 18h00
COMUNIDADES:
Com. São José
CRT 251B SN Bairro do Barreiro
Missas às 1ª quartas-feiras de cada mês às 20h00
Celebração da Palavra no 2º e 4º domingo do mês às 9h00
Capela Imaculada Conceição
Av. Paulista SN – Bairro dos Moreiras
Missas às 1ª terças-feiras do mês às 19h30
Capela Santa Helena
Lago do Cavalinho Branco
Missas às 2ª terças-feiras às do mês 19h30
INSTITUIÇÕES
Santa Casa de Misericórdia Francisco Tozzi
Centro
Missas às quintas-feiras às 7h00
NOSSA PARÓQUIA
A paróquia de Nossa Senhora das Graças em Águas de Lindóia está situada na micro região de águas minerais da Serra da Mantiqueira, sendo muito procurada para descanso, tratamento terapêutico com as águas radioativas, pelo artesanato e pela natureza exuberante. Assim, com uma população dividida entre comerciantes, hoteleiros e assalariados, bem como o grande número de turistas exige um trabalho pastoral diferenciado, durante a semana para os moradores da cidade e aos finais de semana e férias aos turistas que lotam a cidade. Para esse trabalho, a paróquia conta com a participação das comunidades de: Matriz Cristo Rei, Centro; São João Batista, Bairro dos Pimentéis; Nossa Senhora Aparecida, Bairro Bela Vista; Nossa Senhora dos Desamparados, Bairro dos Francos; Imaculada Conceição, Bairro dos Moreiras; Senhor Bom Jesus, Casas Populares; São José, Bairro do Barreiro; Santa Rita de Cássia, Jardim Europa; Nossa Senhora Auxiliadora, Bairro dos Tanques; Nossa Senhora das Graças, Assunção (antiga Igreja Matriz).
Além dessas comunidades, a paróquia conta também com alguns Núcleos de Evangelização, que foram criados após as Santas Missões Populares realizadas no município. Em todos esses núcleos são realizadas a celebração Eucarística ou da Palavra. Esses Núcleos são: Núcleo de Evangelização São Rafael, no local denominado M.K.Z.; Núcleo de Evangelização da Vila Assunção; Núcleo de Evangelização da Vila Beatriz.
As pastorais existentes na paróquia são: Catequese de 1ª Eucaristia; Catequese de Perseverança (Adolescentes); Catequese do Batismo; Catequese Crismal; Formação dos Noivos para o Sacramento do Matrimônio; Equipes de Liturgia e Ministério do Canto; Ministros Leigos; Movimento de Valorização Humana; Pastoral da Criança; Pastoral da Saúde; Equipes de Catequese de Adultos; Pastoral Familiar; Grupos de Jovens (Pastoral da Juventude); E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo); Movimento da R.C.C. – Grupo de Oração; Movimento da Hora da Graça; Pastoral da Pessoa Idosa e Apostolado da Oração.
NOSSA HISTÓRIA
Criada em 12 de janeiro de 1967 a paróquia Nossa Senhora das Graças, Igreja Matriz da cidade de Águas de Lindóia teve sua instalação no dia 29 do mesmo mês e ano.
S. Maria Delle Grazie, para nós, Nossa Senhora das Graças, é venerada em Benevento, Itália, no seu Santuário Mariano, em cujo decreto datado de 1957, o Papa Pio XII a proclamou como Basílica Menor.
Dr. Francisco Tozzi, quando veio da Itália para o Brasil, trouxe consigo a devoção à Madonna Delle Grazie. A imagem da Virgem das Graças veio da Itália em 1919 e estabeleceu-se no mesmo ano, que o dia da Padroeira do município de Águas de Lindóia seria a mesma data que era celebrada em sua terra natal na Itália, ou seja, dia 2 de julho.
Na década de 1970, em virtude da primeira capela construída não comportar tantos fiéis, começou-se a pensar na construção de uma nova Igreja, num lugar amplo e central da cidade para melhor acolher o povo da cidade. O projeto da atual Igreja Matriz, que tem como padroeiro CRISTO REI, foi iniciado durante a gestão do Pe. Eduardo Tormo. Sua construção, bem como de todo conjunto paroquial, foi sendo construído lentamente tendo sido terminada no dia 2 de julho de 1990.