PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA COMEMORA 170 ANOS DE INSTALAÇÃO

n. sra. da penha_170 anos (2)A Matriz de Nossa Senhora da Penha historicamente comemora seus 170 anos de instalação neste Ano Mariano. Tudo teve seu início no ano de 1835, na então Vila Penha do Rio do Peixe, com a capela que, em 8 de fevereiro de 1847, pela lei Provincial nº1, sancionada pelo presidente da província de São Paulo, Manuel da Fonseca Lima e Silva, foi elevada a Paróquia, tendo como seu primeiro pároco o padre Elias Rodrigues Moreira.

A estrutura e construção original da Matriz permaneceu até 1955, quando teve início a construção atual desta nova Igreja Matriz. A demolição e reconstrução iniciou-se em 1955 e só ficou pronta em 1967, doze anos após o início das obras, tendo à frente o estimado sacerdote padre Henrique de Moraes Mattos. O Cônego Henrique de Moraes Mattos permaneceu como responsável pelas atividades da Matriz por 48 anos, de 1934 a 1982, e sua história como Pároco estará sempre presente como marco das histórias passadas e da transição para os nossos dias atuais, sendo lembrado com carinho nestas datas comemorativas da paróquia.

n. sra. da penha_170 anos (1)Hoje com 170, anos a Matriz de Nossa Senhora da Penha, juntamente com a Comunidade Santa Cruz da Vila Izaura e São Sebastião do Jardim Itamaracá, sob a responsabilidade do padre João Gonçalves da Silva, encontra-se em um novo processo de reforma, buscando de forma arrojada, e com a participação da comunidade Itapirense, melhorias e adequações que se fazem necessárias nas instalações físicas, e propondo novidades dentro das tecnologias e arquitetura moderna. Assim, avaliando o passar do tempo e o que se refere a questões históricas da nossa sociedade relacionadas às datas e acontecimentos importantes, desde os primórdios da velha Penha do Rio do Peixe até a nossa atual e querida Itapira, a nossa Matriz se fez e se faz presente como sinal de fé e credibilidade que caminha com a história do seu povo.

Informações: Pascom Forania Nossa Senhora da Penha

Compartilhar:

Veja mais