Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida Acolhe Monsenhor Edson Luis Andretta em sua Posse Canônica
A comunidade paroquial de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Águas de Lindóia, reuniu-se na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, para celebrar a Santa Missa de posse canônica de seu novo pároco, Monsenhor Edson Luis Andretta. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio, e marcou um momento de profunda fé, comunhão e continuidade da missão evangelizadora confiada à Igreja.
Rito de Posse Canônica
Durante a celebração, Monsenhor Edson recebeu os sinais que expressam o compromisso do pároco com o pastoreio da comunidade. Primeiramente, foi-lhe entregue a Provisão, documento oficial de nomeação que manifesta a confiança da Igreja em seu ministério.
Em seguida, recebeu a chave da igreja, símbolo de sua responsabilidade sobre o templo e toda a vida pastoral que nele se desenvolve. Também lhe foi confiado o Evangeliário, recordando a missão que cabe ao pároco de anunciar com fidelidade a Palavra de Deus. Ao receber a chave do Sacrário, assumiu o compromisso de guardar com zelo a presença real de Cristo na Eucaristia. A estola roxa recordou seu papel no ministério da reconciliação, especialmente no confessionário. Por fim, o jarro com a água da pia batismal simbolizou o cuidado que deve ter com aqueles que nascem para a fé por meio do Batismo.
Cada um desses gestos expressou profundamente a entrega da comunidade ao cuidado pastoral de seu novo pároco e a adesão deste à missão que a Igreja lhe confia.
História e Estrutura da Paróquia
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a segunda paróquia do município de Águas de Lindóia-SP, criada por Dom Luiz Gonzaga Fechio. É a 33ª paróquia da Diocese de Amparo e conta hoje com cinco comunidades, duas capelas e dois núcleos de assistência mensal:
-
Matriz N. Sra. da Conceição Aparecida – Bela Vista
-
Comunidade N. Sra. dos Desamparados – Bairro dos Francos
-
Comunidade Senhor Bom Jesus – Casas Populares
-
Comunidade Santa Rita de Cássia – Jd. Europa
-
Comunidade N. Sra. Auxiliadora – Tanques
-
Capela São Rafael – Jaboticabal
-
Capela São João Batista – Pimentéis
-
Asilo São Camilo de Lelis
-
Creche Pequeno Lar da Sagrada Família
Presença do Clero e dos Diáconos
A celebração contou com a presença de padres da Diocese de Amparo, testemunhando a comunhão presbiteral:
-
Pe. Rodolfo Inácio Pasini – Cerimoniário Diocesano
-
Pe. Tarlei Navarro – Coordenador Diocesano de Pastoral
-
Pe. Carlos Augusto Semensim – Chanceler do Bispado
-
Pe. Francis Tadeu – Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, Itapira
-
Pe. César Domingues – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Serra Negra
Também estiveram presentes os diáconos permanentes:
-
Diác. Nilton Pereira (Amparo),
-
Diác. Jorge Márcio Alves (Amparo),
-
Diác. Pedro Brotto (Serra Negra)
-
Diác. Reginaldo Lima (Águas de Lindóia).
Homilia de Dom Luiz Gonzaga Fechio
A homilia tomou como base o Evangelho de Mt 11,28-30 — “Vinde a mim todos vós que estais cansados…” — e a primeira leitura de Is 40,25-31. O bispo ressaltou a beleza da esperança cristã e a adesão ao seguimento de Jesus:
“Adesão é dizer: ‘eu topo, pode contar comigo para aquilo que o Senhor precisar de mim’. É tão bom ouvir este Evangelho, que neste tempo cai tão bem, especialmente no Ano do Jubileu, quando caminhamos como peregrinos da esperança.”
Recordando a força da primeira leitura, acrescentou:
“Essa leitura é uma verdadeira injeção de ânimo: um amor como o amor de Deus não há. Ele não esquece seu povo. Conhece cada estrela pelo nome — imaginem, então, seus filhos! Quem espera no Senhor caminha sem parar.”
Dom Luiz convidou os fiéis a cultivarem um coração humilde e pequenino, capaz de acolher Jesus e seguir seus caminhos com confiança.
Acolhida às Pastorais e Mensagens Finais
Ao final da celebração, todas as pastorais, movimentos e serviços paroquiais foram apresentados e acolhidos pelo novo pároco, que cumprimentou cada grupo com um abraço fraterno, gesto que expressa seu desejo de caminhar junto ao povo.
Monsenhor Edson também recebeu as boas-vindas do prefeito de Águas de Lindóia, Geraldo Mantovani Filho, que expressou sua alegria em acolhê-lo na cidade.
Em sua mensagem final, o novo pároco agradeceu às comunidades locais, aos fiéis de Amparo — onde exerceu seu ministério até então —, aos amigos e autoridades presentes. Ele afirmou:
“Meus irmãos e minhas irmãs — desde já quero chamá-los assim — Deus, em sua bondade, me trouxe aqui novamente após 14 anos para caminharmos juntos. O desejo que trago no coração e que sempre carrego por onde passo é o de ser memória de Jesus neste território paroquial de Águas de Lindóia.”
Após a bênção final, todos participaram de uma confraternização festiva, marcada por alegria, encontro e proximidade com o novo pároco.
Um Novo Capítulo para a Comunidade
A Diocese de Amparo rende graças a Deus por este momento de esperança e missão renovada. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida acompanhe e interceda pelo ministério de Monsenhor Edson Luis Andretta e por todo o povo confiado ao seu pastoreio.


















