Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a grande catequista do povo brasileiro. Essa expressão não surgiu arbitrariamente, mas foi formulada pelos bispos brasileiros no documento Catequese Renovada: “Pensando na multidão dos pobres e simples que têm verdadeira sede de Deus, recordamos agradecidos o papel de Nossa Senhora sob o título de Aparecida – a grande catequista que sustenta a fé e a esperança do povo brasileiro” (CNBB, Catequese Renovada, nº 230).
Como catequista, Nossa Senhora da Conceição Aparecida transmite a seus devotos uma profunda mensagem de fé e de esperança, que os orienta em sua caminhada humana e cristã. Não há visões nem palavras da Padroeira do Brasil. Sua mensagem brota de sua própria imagem, de seu simbolismo e do contexto histórico em que ela aparece no Rio Paraíba do Sul, em 1717.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Triunfo, em Pedreira, dedicada a ela, celebrou esta esperança na Novena da Padroeira, com o Tema: O Rosto Misericordioso de Maria. Ela é Mãe da misericórdia, porque gerou em seu seio o próprio Rosto da misericórdia divina, Jesus. O Filho de Deus, que se fez carne para nossa salvação, deu-nos sua Mãe, que se faz peregrina conosco, para não nos deixar nunca sós no caminho de nossa vida, sobretudo nos momentos de incerteza e de dor. Contamos com a presença de diversos padres de nossa Diocese de Amparo para celebrar conosco este momento oportuno da graça de Deus em nossa Comunidade Paroquial.
No dia 12 de outubro houve grandiosa participação dos fiéis vindos de várias cidades da Diocese de Amparo e também de outras cidades. A motivação dos devotos era se aproximar deste rosto misericordioso de Deus, manifestado em Maria. Nesse dia celebramos o dia das Crianças, na Missa das 8h. As crianças foram consagradas aos cuidados da Mãezinha do Céu, a emoção tomou conta dos fiéis que se fizeram presentes. Em todas as Santas Missas deste belíssimo dia realizou-se a entronização da Imagem de Nossa Senhora, e a cada passo dado por aqueles que conduziam a Pequena Imagem da Senhora de Aparecida, percebia-se os olhares de respeito, admiração e fé de um povo que ama a Deus e tem um carinho especial pela Mãe de Deus. A Paróquia teve a alegria da presença grandiosa de fiéis durante todo o dia nas quatro Santas Missas celebradas e na Festa Social que foi realizada, num clima de harmonia e comunhão.
A Mãe Aparecida ensina os devotos a serem humildes. A imagem dela é muito pequena, quase se esconde dentro das Igrejas a ela dedicadas. Olhando para sua condição humilde e pequena, o Todo-poderoso fez nela grandes maravilhas (cf. Lc 1, 46 – 49). Para que o Senhor atue em suas vidas, é preciso que os seres humanos sejam humildes, longe da ambição e da soberba.
DOM LUIZ PRESIDE NA PARÓQUIA PELA PRIMEIRA VEZ
Nossa Paróquia aguardava ansiosamente esta visita. Na acolhida inicial da Santa Missa, Dom Luiz manifestou a sua alegria por estar junto àquela porção do povo de Deus de nossa diocese. Em sua homilia, nosso bispo destacou a importância da gratidão como uma virtude elementar. O samaritano, percebendo que foi curado, volta para agradecer ao Senhor o benefício recebido. A gratidão é uma das mais nobres virtudes do coração humano.
Ao refletir sobre o tema de nossa novena, nosso bispo destacou que Maria é a Mãe do Deus que perdoa, e por isso podemos dizer que Maria é o Rosto Misericordioso de Deus. Quem não sabe perdoar não conheceu ainda a plenitude do amor. E só quem ama de verdade é capaz de chegar a perdoar, esquecendo a ofensa recebida.
Ainda exortou a respeito da necessidade de a Paróquia rezar sempre e constantemente pelas vocações sacerdotais, uma vez que o Seminário Diocesano São José fica no território da comunidade paroquial. Lembrou que as Missões Populares Diocesanas, em 2017, aconteceram na Paróquia, tendo sido um momento para estreitar ainda mais os laços entre o seminário e a paróquia.
Na oportunidade da visita nosso bispo teve contato com todos os fiéis ao término da Santa Missa, tanto dentro da Igreja, ao permanecer para cumprimentar os fiéis, como também pela sua permanência na quermesse, tendo um contato ainda mais direto com o povo de Deus. O padre Eder Pradella de Oliveira e toda a paróquia agradecem a Deus por esta presença de Pai e Pastor de nosso bispo diocesano Dom Luiz.
Informações: Paróquia N. Sra. Aparecida do Triunfo