Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Triunfo celebra 10 anos de criação

Que alegria, quando ouvi me disseram “Vamos à casa do Senhor!” (Sl 121 (122)

A alegria do Salmista, certamente é o sentimento de todos os fieis devotos de Nossa Senhora Aparecida, que tem a alegria de Celebrar os 10 anos de sua Criação e Instalação de nossa Comunidade Paroquial, louvamos e bendizemos, que olhou com generosidade para com essa porção do Povo de Deus de nossa amada Diocese de Amparo, que na pessoa do 2º Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que teve a sensibilidade de perceber a necessidade de um melhor atendimento pastoral de uma porção grande da então Paróquia de Santo Antonio de Pádua, localizada na Região do Jardim Triunfo.

Fachada da Matriz de Nossa Senhora do Triunfo, em Pedreira. [Foto: Pascom Nossa Senhora do Triunfo]

São muitas as imagens usadas pelo Concílio Vaticano II para dar a entender o que é a Igreja, e que se aplicam também à paróquia (cf. LG 6-8): “casa de Deus”, templo edificado com pedras vivas, “corpo de Cristo”, do qual todos somos membros; ela é o concreto e visível “Povo de Deus”, que irradia e difunde no mundo a luz de Cristo, o sal e o fermento benéfico do Evangelho e vai fazendo aparecer os sinais do Reino de Deus já presente no meio de nós (cf. LG 9). Na paróquia, a Igreja inteira se expressa e realiza a missão recebida de Cristo: anunciar e acolher a Palavra de Deus; testemunhar a vida nova recebida no Batismo, buscando a santidade; viver a caridade pastoral, a exemplo e em nome de Jesus, Bom Pastor.

A paróquia é a “comunidade missionária dos discípulos de Cristo” no meio do mundo. É comunidade de pequenas comunidades, famílias, pessoas, grupos, organizações e instituições, que testemunham a variedade, a riqueza e a beleza dos dons de Deus e estão a serviço da missão recebida de Cristo. A paróquia é a Igreja “na base”, célula viva do Corpo de Cristo, onde a maioria dos batizados tem a possibilidade de fazer uma experiência concreta do encontro com Cristo e da comunhão eclesial.

Aos Agentes de Pastoral de nossa Comunidade, nossa sincera gratidão pelo amor e zelo com que realizam todas as Atividades Pastorais, quanto amor pela Igreja e quanta devoção a Senhora de Aparecida. Agradeço o belo exemplo que me dão tantos cristãos que oferecem a sua vida e o seu tempo com alegria. “Este testemunho faz-me muito bem e me apoia na minha aspiração pessoal de superar o egoísmo para uma dedicação maior”.

Na alegria desta data, manifestamos nossa sincera gratidão ao Revm. Padre Tarlei Navarro, que foi o 1º pároco de nossa Comunidade Paroquial, que na essência da vocação do sacerdote estabeleceu o elo entre Deus e o povo, e entre o povo e Deus. O padre é aquele que fala de Deus para a comunidade e aquele que fala com Deus em nome da comunidade. Também expressamos nossa gratidão ao Padre Edson Andretta, que exerceu por alguns meses o seu ministério sacerdotal como Vigário Paroquial de nossa Comunidade Paroquial, e muito nos ensinou.

Na Alegria destes 10 Anos de Criação e Instalação de nossa Paróquia, temos a graça de contar com a presença de Pai e Pastor de nosso 3º Bispo Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio, sempre muito carinhoso com a nossa Comunidade Paroquial, em todos os momentos que temos a satisfação de contar com sua presença fraterna, isso nos recorda a afirmação de Santo Agostinho “para vós sou bispo, convosco sou cristão”.

Tenho a alegria de ser o 2º pároco desta Paróquia , quando fui escolhido  para  vir  para  esta  paróquia, Deus  colocou  uma  Palavra  em meu coração, a profecia de Jeremias 23, 4, que diz assim: “Estabelecerei sobre o meu  povo,  pastores  que saberão  cuidar  e  conduzir  estas  minhas  ovelhas.  A  minha gente jamais voltará a se apavorar ou sofrer de angústia, e todos serão arrebanhados”. Vim para ser pastor,  para  conduzir  a  comunidade,  com  amor,  cuidado  e zelo  pelas pessoas.

Exercer o ministério sacerdotal nessa Paróquia muito me ajuda a compreender o verdadeiro sentido de se viver em comunidade como nos recorda a Exortação Apostólica Pós-Sinodal VITA CONSECRATA o Santo Padre João Paulo II diz: “Na vida comunitária, a energia do Espírito que existe numa pessoa, passa contemporaneamente a todos. Nela, não só se usufrui do dom próprio, mas este é multiplicado quando se participa aos outros, e goza-se tanto do fruto do dom alheio como do próprio”. Vita Consecrata 42.

 Que Maria, nossa Mãe, a Senhora de Aparecida esteja  ao  nosso  lado como  protetora  e  intercessora  e  nos  ajude  a  fazer sempre  a  vontade  do seu  Filho Jesus.

Padre Eder Pradella de Oliveira – Pároco

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que