PAIS E ADULTOS RECEBEM FORMAÇÃO PARA FRUTOS CONTÍNUOS DA CATEQUESE

santa-mariaNuma noite do começo do mês de junho, a Paróquia Santa Maria de Jaguariúna promoveu um momento com os pais das crianças e adolescentes, e os adultos que frequentam as turmas de catequese e Crisma, para uma reflexão e formação voltadas para três aspectos humanos importantes: família, psicanálise e psicologia. O intuito desse momento foi inserir nos participantes a consciência dos valores humanos à luz de uma vida comunitária ativa no contexto da sociedade hodierna, que se esforça por direcioná-los a uma formação familiar contrária ao plano de amor de Deus nessa dimensão tão importante no processo de maturação, principalmente dos jovens.

As palestras foram conduzidas por três convidados, que abordaram temas relativos a essas realidades, cada qual dentro do seu campo de conhecimento.

“Perder a paciência com uma pessoa em função de uma situação que a impulsione para tal, faz com que paremos de falar com essa pessoa, nos fazendo viver isolados. E não é assim! Na verdade, viver em sociedade é conviver com as pessoas e fazer com que os momentos bons se multipliquem e nossa missão é constante. Para isso temos que pensar longe e não se acomodar pensando que já se fez o que tinha de fazer e desistir, mas sim trabalhar ideias e agregar esses valores na formação de nossos filhos, levando-os a um convívio de fé. Por isso a importância da frequência familiar nas missas, porque se reúnem entre os bons. A confluência de culturas no desenvolvimento particular de cada indivíduo da sociedade brasileira se reflete na diversidade de personalidades dos membros das famílias. Em muitas situações, por exemplo, irmãos ao atingirem a idade adulta se distanciam de outros irmãos, e não compreendem ou nem percebem essa deficiência afetiva unifamiliar, quando não deveriam se acomodar, e sim pensar em soluções para reatar os laços fraternos. A solução dos nossos problemas está nos nossos problemas. Muitas vezes a pessoa que está ao nosso lado é fantástica para conviver conosco e com nossos filhos. Tudo está ligado! A família está ligada com a Igreja, a sociedade, a escola. Tudo gira em torno de tudo isso! Devemos ser o ponto de partida para uma nova realidade sem ignorar o que isso abrange, de modo que jovens de nossa próxima geração deem continuidade a essa iniciativa nas diversas organizações da sociedade humana e tudo contribua para o bem comum, criando agora mecanismos que a auxiliem a superar traumas e exercícios”, disse Ricardo Silvério.

António Queiroz, psicanalista, diz que a vida começa quando o ser humano sai da zona de conforto. Citou a filosofia Kaizen, de melhoria contínua, como um ideal que não se deve perder de vista no processo de maturação das dimensões humanas, reforçando a palestra anterior. De modo dinâmico, fez os participantes interagirem entre si, para melhor compreenderem o sentido de sua exposição, além de exemplos práticos para incutir em suas consciências o imensurável valor da vida dos entes amados, além de um profundo testemunho pessoal de transformação.  Citou importantes princípios diplomáticos e agradáveis para melhorar as relações: o princípio que diz “pare de ser ranzinza”, o justo equilíbrio da crítica construtiva e o de os pais se atentarem aos detalhes da vida como um todo e olharem nos olhos de seus filhos, completou.

A última palestra, conduzida por Manoel Rosas dos Reis, psicanalista, fez com que todos os participantes interagissem, estimulando-os a depositarem credibilidade uns nos outros, num profundo respeito à integridade humana do semelhante no amor. O encontro foi encerrado com um gostoso café.

Próximo dia 27 de julho, às 19h30, será realizado mais um encontro na Igreja Matriz Nova de Santa Maria. Todos os diocesanos que se interessarem em conhecer melhor a proposta desses encontros, estão convidados. Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone (19) 3867-1535.

Informações: Pascom Santa Maria

Compartilhar:

Veja mais