Com o encerramento do Ano da Misericórdia, a Porta Santa da Catedral Diocesana Nossa Senhora do Amparo foi fechada na tarde do domingo, dia 13 de novembro, com a celebração das 15h iniciada na igreja Nossa Senhora do Rosário, de lá todo o povo caminhou, mesmo com a chuva, em direção à Catedral Diocesana, passando pela última vez pela Porta Santa.
O bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, foi o último a adentrar a Catedral, depois de todos os fiéis, clero diocesano, religiosas e seminaristas. Diante da Porta Santa, o bispo pronunciou algumas palavras e rezou em silêncio por alguns minutos até que fechou a Porta Santa marcando o encerramento do Ano Santo da Misericórdia promulgado pelo Papa Francisco, em dezembro de 2015.
“Deus nos concede este dia maravilhoso, cheio de graças e bênçãos, para nós nos reunirmos como uma grande família que se volta para o coração Dele, neste dia em que em comunhão com nosso Papa, nós temos essa Porta como também fizemos no Santuário de Monte Alegre do Sul, na última quinta-feira, para ser um lugar muito especial, uma passagem muito importante para nós, que nós tivemos a oportunidade de aprender, de rezar, de refletir ao longo de todos esses meses desde o final do ano passado. Agora nós vamos fechar essa Porta. Esse fechamento é obviamente simbólico, esse lugar continuará sendo de passagem, mas esta Porta aqui neste momento significa nosso muito obrigado a Deus, a nossa imensa gratidão, por esta belíssima e iluminada iniciativa do nosso querido Papa Francisco, de nos convidar, de nos convocar, de nos comprometer a durante todos esses meses pensarmos melhor como esta sendo e como deve ser a nossa vida, a nossa fé, para que seja mais agradável a Deus”, refletiu o bispo.
Ao final da celebração Dom Luiz leu a carta da CNBB que promulgou do Ano Mariano no Brasil, representantes da comunidade entraram com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, aplaudida por todos, entregando-a ao bispo.
O bispo abençoou milhares de medalhas de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, recebidas em doação, que será celebrada dia 27 de novembro, as medalhas foram encaminhadas aos padres para serem entregues em todas as paróquias da diocese.
Dom Luiz agradeceu a presença de todos e anunciou que no sábado, dia 25 de março de 2017, ocorrerá a Romaria Diocesana à Aparecida, onde todas as paróquias se reunirão para celebrar os 20 anos de criação da diocese.
Confira a GALERIA DE FOTOS