É com imenso pesar que a Diocese de Amparo, através da sua Cúria Diocesana, informa o falecimento do padre Jamil Antônio da Costa, aos 42 anos.
Natural de Caconde – SP. Foi ordenado diácono no dia 26 de junho de 2011, na Basílica Nossa Senhora da Conceição, em sua cidade natal, aos 31 anos de idade. Em dezembro do mesmo ano recebeu o Sacramento da Ordem, das mãos de Dom Davi Dias Pimentel, então bispo da Diocese de São João da Boa Vista. Nesta exerceu o ministério sacerdotal colaborando no exercício de vigário paroquial.
Em 2012 iniciou sua missão ministerial na Diocese de Amparo como pároco da Paróquia São João Batista, em Amparo, a qual ficou à frente por 6 anos. No ano de 2018 foi transferido, assumindo como pároco a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itapira, onde permaneceu exercendo seu caminhar na Fé. Contribuiu como assessor eclesiástico diocesano do Movimento Legião de Maria, e atuava como assessor da Pastoral da Educação na Diocese.
O padre Jamil nos últimos meses realizava um tratamento oncológico, o qual o levou ao óbito nesta quarta-feira (01), no Hospital AC Camargo, em São Paulo.
Que Nossa Senhora da Imaculada Conceição receba seu filho devoto em seus braços, e acolha os corações de seus amigos e familiares.
Palavra do Bispo
Prezados irmãos e irmãs, paz e bem!
“Quem pede, recebe; quem procura, encontra; e ao que bate abrir-se-á” (Mt 7,8).
É com este versículo bíblico do evangelho deste dia que, brevemente, manifesto todo o meu pesar, mas também a esperança que as palavras da citação bíblica nos oferecem e nos fazem acreditar que, apesar de nem sempre acontecer o que desejamos, ela não nos decepciona.
Após meses de luta contra um tumor que parecia estar vencido, conforme o que todos percebíamos, Pe. Jamil Antônio da Costa fez a sua páscoa definitiva, no final da noite de ontem.
Com a graça de nosso Bom Deus, Pe. André Luiz Rossi, reitor de nosso Seminário São José e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Triunfo, em Pedreira, e eu, estivemos em visita ao Pe. Jamil, no Hospital A. C. Camargo Câncer Center, em São Paulo, algumas horas antes. Retornando, chegamos em Amparo às 21h30.
Rezamos com o Pe. Jamil, na companhia de suas irmãs e um leigo da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Itapira, o Jonas Fantini, que o conduziu a São Paulo, na segunda-feira, e na pessoa de quem agradecemos todo o carinho do povo da Paróquia Santa Rita de Cássia, onde Pe. Jamil estava servindo.
Voltando à citação bíblica referida acima, acreditemos que o Pe. Jamil “recebeu”, “encontrou” e “entrou na porta aberta”!
Gratidão ao Pe. Wladimir Porreca, de Mococa, que também esteve com o Pe. Jamil nesse seu último dia e o acompanhou muito fraternalmente. Em sua pessoa, agradecemos a todos os irmãos do clero e do laicato da Diocese de São João da Boa Vista, que se uniram a nós!
Gratidão a todos os irmãos e irmãs, particularmente das Paróquias São João Batista, de Amparo, e Santa Rita de Cássia, de Itapira, que “acrescentaram mais vida” ao Pe. Jamil, qualificando também o seu ministério, de uma forma ou de outra.
Gratidão à família do Pe. Jamil, na pessoa de seu querido pai e irmãos e irmãs, que sentem essa separação de uma maneira muito própria. Obrigado pelo incentivo à vocação deste filho de Deus e de Maria, que muito nos ajudou!
Gratidão ao Bom Deus, por este operário que Ele escolheu para a Sua Messe, especialmente no serviço pastoral desenvolvido em nossa diocese!
+ Dom Luiz Gonzaga Fechio
02/3/23