Nota de Falecimento de Dom Gilberto Pereira Lopes
A Diocese de Amparo manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Dom Gilberto Pereira Lopes, ocorrido neste dia 22 de setembro de 2025, aos 98 anos.
Dom Gilberto nasceu em 14 de fevereiro de 1927 e foi Arcebispo Metropolitano de Campinas de 1982 a 2004. Durante seu pastoreio, foi decisivo no processo de criação de nossa Diocese.
Com a expansão da Arquidiocese de Campinas e a necessidade de maior proximidade do pastor com as comunidades, Dom Gilberto apoiou a iniciativa de transformar a Região Leste de Campinas em uma nova Diocese. Em abril de 1995, dirigiu ao Papa São João Paulo II o pedido formal para a criação, aprovado de forma unânime pelo episcopado paulista.
No dia 23 de dezembro de 1997, por meio da Bula Pontifícia Ecclesiae Universae, Sua Santidade o Papa João Paulo II criou oficialmente a Diocese de Amparo, desmembrada da Arquidiocese de Campinas e de parte da Diocese de Limeira. Assim, nossa Igreja Particular nasceu sob o cuidado e orientação pastoral de Dom Gilberto.
Recordamos com gratidão sua dedicação e amor à Igreja, reconhecendo nele um verdadeiro pastor que marcou profundamente a história de nossa Diocese. Rezamos ao Senhor da vida para que conceda a Dom Gilberto o descanso eterno e conforte todos os que sofrem com sua partida.
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).