NOTA DA PRESIDÊNCIA DA CNBB SOBRE A
SITUAÇÃO DO POVO PALESTINO EM GAZA
“Bem-aventurados os que promovem a paz, pois serão
chamados de filhos de Deus” (Mt 5, 9).
Acompanhamos com muita preocupação e indignação o agravamento do conflito na região do Oriente Médio, especialmente na faixa de Gaza, com suas consequências dramáticas. Nada justifica uma ação terrorista! Contudo, diante da violenta crise humanitária que assola o povo palestino nos somamos ao clamor e às orações de tantas Igrejas-Irmãs e aos apelos do Santo Padre, Papa Leão XIV, em favor da paz.
A barbárie da guerra precisa parar. “É preciso rezar pela paz e tentar convencer todas as partes a se sentarem à mesa para negociar, dialogar e depor as armas, porque o mundo não aguenta mais, há tantos conflitos, tantas guerras, é preciso trabalhar verdadeiramente pela paz, rezar com confiança em Deus, mas também trabalhar…” (LEÃO XIV, ANGELUS, Praça da Liberdade em Castel Gandolfo, Domingo, 20 de julho de 2025). O povo palestino em Gaza necessita de uma solução pacífica para o conflito, a fim de que palestinos e israelenses possam viver em paz.
Conclamamos todas as comunidades a intensificarem suas preces e gestos de solidariedade, pois é tempo de ação pela paz, para que a humanidade proteja os civis e os que sofrem. Que Deus, em sua misericórdia, nos faça promotores da paz e que, com Maria Santíssima, Mãe da Esperança, mulher do Oriente, aurora doSol novo que surgiu na história, nos ajudem a curar tantas feridas, nos guiem para os alvores da paz e nos consolem diante de tanto sofrimento.
Brasília – DF, 5 de agosto de 2025
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB
Matéria originalmente publicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disponível em: www.cnbb.org.br. Conteúdo reproduzido com os devidos créditos.