No próximo dia 29/12, às 15h, nossa Igreja Diocesana se reunirá para uma importante e emocionante celebração: a Abertura Solene do Ano Jubilar. O Jubileu é proclamado pelo Papa a cada 25 anos, segundo uma antiga tradição, e o próximo que iniciaremos terá como tema central a esperança. O desejo do Santo Padre é que toda a Igreja seja Peregrina de Esperança.
Na Bula de Proclamação do Jubileu, escreveu o Papa: “Todos esperam. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expectativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã. Porém, esta imprevisibilidade do futuro faz surgir sentimentos por vezes contrapostos: desde a confiança ao medo, da serenidade ao desânimo, da certeza à dúvida. Muitas vezes encontramos pessoas desanimadas que olham, com ceticismo e pessimismo, para o futuro como se nada lhes pudesse proporcionar felicidade.”
Convidamos a todos (clero, religiosos (as) e leigos (as)) para que possam participar desse importante momento litúrgico que terá início na Igreja Nossa Senhora do Rosário, contará com uma breve procissão e finalizará em nossa Igreja Catedral com a celebração da Eucaristia. A peregrinação, desde a Igreja escolhida para a concentração até a Catedral, é um sinal do caminho da esperança que, iluminado pela Palavra de Deus, une os cristãos.
Como disse Papa Francisco, “Que a luz da esperança cristã chegue a cada pessoa, como mensagem do amor de Deus dirigida a todos. E que a Igreja seja testemunha fiel deste anúncio em todas as partes do mundo.”