Jubileu Diocesano dos Movimentos e Serviços em Jaguariúna.
No último domingo, 29 de junho de 2025, a cidade de Jaguariúna acolheu com grande alegria o Jubileu Diocesano dos Movimentos e Serviços, em comunhão com o Ano Jubilar da Esperança que estamos celebrando em nossa Igreja.
Este evento, promovido pela Coordenação Diocesana de Pastoral, em comunhão com o Conselho Diocesano de Pastoral e o Conselho de Leigos, reuniu mais de 1.500 fiéis, vindos de diversas paróquias, movimentos, serviços e novas comunidades de todas as foranias.
O Jubileu foi organizado pela Forania Sant’Ana, compostas pelas seguintes paróquias:
- Pedreira: Paróquia Santo Antônio, Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Triunfo e Paróquia Sant’Ana
- Jaguariúna: Paróquia Santa Maria, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Paróquia Santa Dulce dos Pobres
- Holambra: Paróquia Divino Espírito Santo
- Santo Antônio de Posse: Paróquia Santo Antônio
A programação teve início às 8h, com um lanche da manhã e a concentração na Igreja Matriz Centenária, no centro da cidade.
Na sequência, os participantes realizaram a Caminhada da Esperança, percorrendo as ruas da cidade até a Igreja Matriz Santa Maria, onde o Diácono Juliano Amaral conduziu uma palestra sobre “A Santidade, Vocação Universal”. Em seguida, houve a segunda palestra, ministrada pelo Padre Luciano Silva, com o tema “Povo de Deus”.
A manhã seguiu com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida por diferentes expressões da Igreja: Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica (RCC) e Movimento Mãe Rainha, culminando com a bênção do Santíssimo.
Após a pausa para o almoço, a programação foi retomada com momentos de animação, e o Padre Ademir Bernardelli conduziu um Terço Meditado, preparando os corações dos fiéis para o ponto alto do encontro.
A Santa Missa de encerramento foi presidida por nosso bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, e concelebrada pelos seguintes padres:
- Pe. Alexandre Pereira – Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Pedreira e Vigário Forâneo,
- Pe. Luciano Silva – Paróquia Santo Antônio, Santo Antônio de Posse
- Pe. Marcos Henrique Fabro Reversi – Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Triunfo, Pedreira
- Pe. Carlos Roberto Panassolo – Paróquia Santo Antônio, Santo Antônio de Posse,
- Pe. Carlos Augusto Semensim – Paróquia São Judas Tadeu, Itapira
- Pe. Charles Franco Peron – Paróquia Divino Espírito Santo, Holambra
- Pe. Francisco Ronaldo Silvestre – Vigário Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo, Holambra
- Pe. Edson Luis Andretta – São João Batista, Amparo
- Pe. Ademir Bernardelli – Pároco da Paróquia Santa Maria, Jaguariúna
- Pe. Leandro Lucena Torres – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Jaguariúna
- Pe. Bruno Roberto Rossi – Paróquia Santa Dulce dos Pobres, Jaguariúna
- Pe. Alexandre Donizete Cortez – Reitor do Seminário Diocesano São José
Estiveram presentes também os diáconos permanentes: Ademir Marcelo Ferrarini, José Benedito Rodrigues e Luiz Carlos Biazotto, além de todos os seminaristas da diocese.
Em sua homilia, Dom Luiz destacou a importância da unidade e da comunhão eclesial, sublinhando que, embora os movimentos e serviços utilizem “camisetas” ou expressões externas diferentes, todos pertencem à única Igreja do Senhor. Ressaltou, ainda, que a diversidade de carismas enriquece a Igreja, mas é a comunhão e a unidade que manifestam sua verdadeira identidade em Cristo.
Participaram do encontro os seguintes movimentos e serviços:
ECC (Encontro de Casais com Cristo), RCC (Renovação Carismática Católica), Apostolado da Oração, Legião de Maria, Terço dos Homens, Oficinas de Oração e Vida, Movimento Mãe Rainha e Terço das Mulheres.
Também marcaram presença as novas comunidades:
Comunidade Católica Pantokrator, Comunidade Católica Coração Missionário de Maria, Comunidade Católica Amor Fraterno e Comunidade Aliança de Misericórdia.
A Diocese de Amparo, na pessoa do Padre Alexandre Pereira, Vigário Forâneo da Forania Sant’Ana, agradece profundamente a todos os movimentos, novas comunidades, padres, diáconos, seminaristas e leigos envolvidos. Um agradecimento especial à Paróquia Santa Maria e ao Padre Ademir Bernardelli, pela calorosa acolhida.
Também agradecemos à Prefeitura e à Guarda Municipal de Jaguariúna pelo apoio na organização da Caminhada da Esperança. Este Jubileu foi um testemunho vivo da força evangelizadora dos carismas presentes em nossa Igreja!