Jubileu das Pastorais e Ministérios reúne 650 agentes em Lindóia

Jubileu das Pastorais e Ministérios reúne 650 agentes em Lindóia

No último domingo, 21 de setembro de 2025, aconteceu em Lindóia/SP o Jubileu das Pastorais e Ministérios, marcado por um intenso dia de espiritualidade, formação e convivência fraterna. Promovido pela Coordenação Diocesana de Pastoral, em comunhão com o Conselho Diocesano de Pastoral e o Conselho de Leigos, o encontro reuniu cerca de 650 participantes, vindos de diversas paróquias das foranias da Diocese de Amparo.

A Forania Nossa Senhora do Rosário, que abrange as cidades de Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia, foi a anfitriã deste jubileu, mas o evento contou também com a presença de fiéis e agentes pastorais de todas as demais paróquias da Diocese.

A programação teve início logo pela manhã, com acolhida, oração e a primeira palestra do dia, conduzida pelo Padre Juliano Aparecido de Oliveira Amaral, vigário paroquial da Paróquia Santa Maria, de Jaguariúna, que foi o responsável pela palestra das 9h. O sacerdote refletiu sobre o tema “A Vocação Universal à Santidade”, apresentando a santidade como chamado para todos os batizados. Inspirado na Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, ele destacou que a santidade permeia toda a vida da Igreja e de cada fiel. Em sua fala, Padre Juliano recordou a santidade ao longo da história da salvação e da Igreja.

Às 9h45, os participantes foram agraciados com apresentações artísticas que enriqueceram ainda mais o Jubileu. A Companhia de Ballet da cidade de Serra Negra, sob a coordenação da coreógrafa Dayana Brunhara, apresentou coreografias de Ballet Neoclássico com as obras “Desencontros” e “Vozes do Corpo”. Na sequência, a Cia de Dança Allegro, da Escola Talento de Serra Negra, também participou com belíssimas apresentações. O Ballet do CRAS de Serra Negra encerrou este momento artístico com a coreografia “Ilusions”, também assinada por Dayana Brunhara.

Após este momento cultural, os participantes se reuniram em grupos de aproximadamente 15 pessoas para um instante de partilha. Cada grupo recebeu a pergunta: “Quais sinais de esperança você tem visto em sua paróquia, pastoral, ministério e na Diocese?”. A partilha foi muito rica, permitindo que cada um expressasse sua vivência, e ao final as reflexões foram socializadas com todos os presentes, fortalecendo ainda mais o espírito comunitário.

Na parte da tarde, às 14h, a palestra foi ministrada pelo Padre Tarlei Navarro Pádua Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Águas de Lindóia. O sacerdote refletiu sobre o tema “A Igreja é para a Evangelização”, inspirado também na Lumen Gentium, ressaltando a missão de levar Cristo ao mundo com renovado ardor missionário. Em suas palavras, Padre Tarlei destacou:

“Queridos irmãos e irmãs, acabei de refletir sobre a Igreja para a Evangelização. No chamado da Lumen Gentium do Concílio Vaticano II, esse documento tão precioso sobre a Igreja, penso que é o momento de nos reunirmos como Igreja em prol da Evangelização. Nós tivemos tantas dificuldades no período da pandemia. Precisamos dar um novo vigor, retornar com fervor com a ação do Espírito Santo, os trabalhos de serviço. Onde nós estamos, de fato, engajados nas nossas pastorais. E assim anunciar a Boa Nova da Salvação. Levar Jesus, sendo instrumento Dele, imitadores de Cristo, para que muitos o conheçam e o amem. Vamos lá revigorar nossas comunidades para o novo ar missionário. Deus nos abençoe nessa missão tão bonita de ser Igreja, a Igreja do Senhor.”

Durante o Jubileu, houve a adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento foi conduzido pelo Padre Fabrício Fagner Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de Águas de Lindóia, com a colaboração do seminarista João Vitor Splendore Bonamin que faz seu estágio pastoral no Santuário do Senhor Bom Jesus em Monte Alegre do Sul.

Encerrando o encontro, foi celebrada a Santa Missa presidida por Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo diocesano, que contou com a participação de diversos sacerdotes e diáconos, entre eles:

  • Pe. Fabrício Fagner FerreiraParóquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Águas de Lindóia, e Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora do Rosário;
  • Pe. Tarlei Navarro Pádua SouzaParóquia Nossa Senhora das Graças, Águas de Lindóia, e Coordenador de Pastoral Diocesano;
  • Pe. Carlos Augusto SemensimParóquia São Judas Tadeu, Itapira, e chanceler diocesano;
  • Pe. Benedito Antônio Bueno de AlmeidaParóquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, Itapira;
  • Pe. Reginaldo Aparecido GriloParóquia Nossa Senhora das Brotas, Lindóia;
  • Pe. Erique Fernando BordiniSantuário do Senhor Bom Jesus, Monte Alegre do Sul;
  • Pe. André Luiz RossiParóquia São Francisco de Assis, Serra Negra;
  • Mons. Edson Luis Andretta – pároco da Paróquia São João Batista, Amparo, e vigário geral da Diocese;
  • Diác. Nivaldo BonomelliParóquia Santo Antônio, Itapira;
  • Diác. Pedro Geraldo Mengalli BrottoParóquia São Francisco de Assis, Serra Negra.

Durante sua homilia, a partir do Evangelho de Lucas (Lc 16,1-13), Dom Luiz destacou a importância da fidelidade nas pequenas coisas como caminho para a fidelidade nas maiores, lembrando que “ninguém pode servir a dois senhores”. O bispo também incentivou os agentes pastorais a continuarem firmes em suas missões, sendo administradores fiéis dos dons que Deus confiou a cada um, ressaltando também que na vida da Igreja, o serviço é indispensável, pois quem serve à Igreja de Cristo serve também ao Evangelho que ela anuncia e testemunha.

O bispo também expressou sua gratidão pela presença de tantos participantes, vindos das diferentes paróquias e foranias da Diocese, e ressaltou a alegria de ver a Igreja viva, reunida em oração e missão.

A Diocese de Amparo em nome do Pe. Fabricio, vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora do Rosário agradece de forma especial a todos os voluntários, padres, diáconos, seminaristas, equipes de serviço e agentes pastorais que colaboraram para a realização deste Jubileu, tornando o encontro um momento de fé, esperança e unidade em nossa Igreja particular. Também agradece à Prefeitura Municipal de Lindóia pela cessão do Recinto de Exposição e Lazer, espaço que possibilitou a realização deste grande encontro diocesano.

Compartilhar:

Veja mais