Jubileu da Caridade Reúne 450 Agentes das Pastorais Sociais
No último domingo, 16 de novembro de 2025, aconteceu em Mogi Mirim/SP o Jubileu da Caridade, sexto Jubileu Diocesano realizado na Diocese de Amparo, marcado por um intenso dia de espiritualidade, formação e convivência fraterna. Promovido pela Coordenação Diocesana de Pastoral, em comunhão com o Conselho Diocesano de Pastoral e o Conselho de Leigos, o encontro reuniu cerca de 450 participantes vindos de todas as cidades da Diocese de Amparo. Este Jubileu acontece em sintonia com toda a Igreja no mundo, que vive o Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco.
O evento teve início com a acolhida e o café da manhã no salão paroquial da Igreja Matriz Santa Cruz. Em seguida, a primeira colocação foi conduzida pelo Padre Paulo Henrique Dias, pároco da Paróquia Santa Cruz, com o tema “Santidade como Vocação Universal”.
Logo após, houve a exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Padre Flávio Ferreira da Silva, da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana. Neste momento, o Diácono Luiz Aparecido da Silva, da Paróquia São José de Mogi Mirim, auxiliou os ritos de adoração juntamente com o seminarista Luis Fernando, colaborando com grande zelo litúrgico.
A segunda colocação foi ministrada pelo Padre Eder Pradella de Oliveira, pároco da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, também de Mogi Mirim, que refletiu sobre o tema “Diálogo como Instrumento e a Paz”, destacando a importância do encontro, da escuta e da fraternidade cristã na ação pastoral.
A terceira colocação foi apresentada pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, dedicada à reflexão sobre o IX Dia Mundial dos Pobres, trazendo elementos da mensagem do Papa Leão XIV. Em sua fala, Dom Luiz recordou que “a verdadeira esperança nasce da fé e floresce na caridade”. Ressaltou ainda que os pobres não são um problema, nem um peso, mas irmãos nos quais reconhecemos o rosto de Cristo. “Eles nos ensinam que o verdadeiro tesouro não está nas riquezas, mas na presença amorosa de Deus que caminha conosco”, afirmou o Bispo.
Após a conclusão das reflexões, teve início a Santa Missa, que coroou o dia jubilar.
O Jubileu das Pastorais Sociais reuniu agentes de pastoral, lideranças comunitárias e fiéis comprometidos com a caridade, a justiça social e o serviço aos mais pobres, contando também com a presença de importantes expressões e movimentos sociais da Diocese: Pastoral da Criança, Vicentinos, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade e a Pastoral da Ecologia Integral, que recentemente passou a integrar o conjunto das pastorais sociais.
O Jubileu encerrou-se com a Santa Missa presidida por Dom Luiz Gonzaga Fechio e concelebrada pelos padres da Forania São José, de Mogi Mirim. Estiveram presentes:
-
Diácono Luiz Aparecido da Silva – Paróquia São José, Mogi Mirim
-
Diácono Nivaldo Bonomelli – Paróquia Santo Antônio, Itapira
-
Diácono Luiz Carlos Biazotto – Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, Mogi Mirim
- Diácono Permanente Marcos Roberto de Oliveira – Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu – Diocese de São João da Boa Vista
-
Padre Juliano Aparecido de Oliveira Amaral – Vigário paroquial da Paróquia Santa Maria, Jaguariúna
-
Padre Wellington Gustavo de Souza – Vigário Forâneo e Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus do Mirante, Mogi Mirim
-
Padre Paulo Henrique Dias – Pároco da Paróquia Santa Cruz, Mogi Mirim
-
Padre Flávio Ferreira da Silva – Pároco da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, Mogi Mirim
-
Padre Eder Pradella de Oliveira – Pároco da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, Mogi Mirim
-
Padre Cândido Eduardo da Costa – Pároco da Paróquia São Benedito, Mogi Mirim
-
Padre Carlos Eduardo Correia – Pároco da Paróquia São José, Mogi Mirim
Com este encontro, encerra-se o ciclo dos seis Jubileus Diocesanos vivenciados neste ano pela Diocese de Amparo: Jubileu dos Jovens; Jubileu das Crianças; Jubileu dos Movimentos e Serviços; Jubileu dos Catequistas; Jubileu das Pastorais e Ministérios; e o Jubileu da Caridade – Pastorais Sociais.
Em nome do Padre Wellington Gustavo de Souza, Vigário Forâneo da Forania São José, a Diocese agradece profundamente a todos os voluntários, padres, diáconos, seminaristas, equipes de serviço e agentes pastorais que colaboraram para a realização deste Jubileu, contribuindo para que o encontro fosse um verdadeiro testemunho de fé, esperança e unidade. O almoço fraterno que encerrou o evento simbolizou a comunhão e a alegria de uma Igreja que caminha unida como peregrina da esperança, vivendo intensamente o Jubileu proclamado pelo Papa Francisco.


































