Instituição do Ministério de Acólito do seminarista Luís Fernando
Na noite da última sexta-feira, 12 de setembro, na Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, em Mogi Mirim, aconteceu a instituição do Ministério de Acólito do seminarista Luís Fernando.
A celebração foi presidida por Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres da Diocese de Amparo: Mons. Edson Luis Andretta, da Paróquia São João Batista de Amparo; Padre Marcos Henrique Fabro Reversi, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Triunfo, em Pedreira; Padre Francis Tadeu de Oliveira Mistrelli, da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itapira; Padre Fabrício Fagner Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Águas de Lindóia; Padre Éder Pradella de Oliveira, pároco local; Padre Alexandre Donizete Cortez, Reitor do Seminário Maior Diocesano São José de Filosofia e Teologi e Padre Reginaldo Aparecido Grilo, da Paróquia Nossa Senhora das Brotas, em Lindóia.
Também estiveram presentes os diáconos permanentes Luiz Carlos Biazotto e Luiz Aparecido da Silva, ambos da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, em Mogi Mirim, juntamente com os candidatos ao diaconato permanente. A celebração contou ainda com a participação dos seminaristas do Seminário Maior Diocesano São José de Filosofia e Teologia, do Seminário Propedêutico Sant’Ana, além de seminaristas da Diocese de Bragança Paulista que estudam em conjunto com o seminarista Luís Fernando. Fiéis de diversas paróquias, além de familiares e amigos, também marcaram presença neste momento especial.
Em sua homilia, Dom Luiz Gonzaga Fechio destacou a devoção a Nossa Senhora e o Santíssimo Nome de Maria, celebrado liturgicamente na mesma data. Já o Padre Alexandre Donizete Cortez, reitor do Seminário Maior Diocesano São José de Filosofia e Teologia, recordou que “a instituição de acólito aproxima ainda mais o seminarista da Eucaristia, preparando-o para o coroamento de sua vocação no sacerdócio”.
O ministério de acólito é um serviço confiado pela Igreja àqueles que se preparam para o sacerdócio ou diaconato. O acólito tem como missão auxiliar o bispo e os presbíteros no altar, cuidar do serviço da Eucaristia e zelar pela dignidade das espécies eucarísticas, aprofundando sua intimidade com Cristo presente no sacramento.
Ao final, a Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, em nome do pároco Padre Éder Pradella de Oliveira, agradeceu a todos os presentes, aos voluntários e colaboradores, pelo empenho e dedicação que contribuíram para a realização desta celebração. A comunidade manifestou sua alegria por sediar a instituição do Ministério de Acólito do seminarista Luís Fernando, testemunho de fé e unidade na Diocese de Amparo.