FORANIA NOSSA SENHORA DA PENHA – Itapira

História:
Embora desde o século 18 já existissem moradores no bairro dos Macucos (futura Itapira), somente a partir do primeiro quarto de 1800 é que teve inicio a colonização efetiva da cidade. Joao Gonçalves de Moraes, doou parte de suas terras para que fosse formado um povoado. No dia 24 de outubro de 1820, João Moraes e Manoel Pereira, acompanhados de outras pessoas, iniciaram a derrubada da mata no lugar escolhido para ser construída uma igreja. Onde deveria ser colocada a imagem de Nossa Senhora da Penha. Pelo significado do acontecimento, aquela data passou a ser tida como a data de fundação da cidade. No dia 19 de março de 1821, o padre Antonio de Araújo Ferraz, veio a cavalo para rezar a primeira missa em terras de Itapira. Em 08 de fevereiro de 1847, era elevada a categoria de vila, com o nome de Villa de Nossa Senhora da Penha. Em 1858, tornou-se município. E a 20 de setembro do mesmo ano, foi instalada a câmara municipal. Em 20 de abril de 1871, o nome foi mudado para Penha do Rio do Peixe. No dia 08 de fevereiro de 1890, por votação foi escolhido o nome de Itapira. Mas a cidade só veio a adotar esse nome no mês de abril do mesmo.

Saneamento Básico
Em Itapira concentra-se atividade industrial de porte, representada pela indústria de papelão, brinquedos, mecânica, máquinas agrícolas, transformação de madeira e marcante presença de usina de açúcar e atividade extrativista mineral.

Distritos Industriais
O Distrito Industrial Jardim Progresso, localizado no bairro dos Prados, tem área total de 45.119 m2, dividida em 22 lotes, todos já ocupados. O Distrito possui infra-estrutura completa, com redes de água, esgoto e águas pluviais, além da energia elétrica. O Distrito Industrial “Juvenal Leite”, às margens da rodovia SP-147 no bairro Parque Santa Bárbara, possui área total de 242 mil m2. O Mini-Distrito industrial “Carlos Eduardo Yonezawa”, na Vila Penha do Rio do Peixe, abriga 33 empresas locais.
O Distrito Industrial “Dr. Hermelino Ruette de Oliveira”, às margens da rodovia SP-352, no bairro de Barão Ataliba Nogueira, tem área total de 333.654 m2. Nele já está instalada a Manufatura de Brinquedos Estrela S.A. e a Nutron Ração Animal.

Comércio
Os segmentos comercial e de prestação de serviços englobam hoje mais de 1.200 empresas, que atendem todas as necessidades dos consumidores. Aproximadamente 2.450 autônomos e profissionais liberais das mais diversas áreas atuam no município. Itapira conta com agências dos principais bancos do país: Banco do Brasil, Banespa, Nossa Caixa Nosso Banco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, ABN Amro, H.S.B.C. e Unibanco.
Fundada em 1.939, a Associação Comercial e Industrial de Itapira conta hoje com 649 associados. Totalmente informatizada, tem forte atuação na promoção e prestação de serviços aos comerciantes da cidade, assim como Balcão Avançado do Sebrae e filiada a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP).

Dados Geográficos:
Fundação: 24 de outubro de 1820
Gentílico: itapirense

Características geográficas
Área: 517,504 km²
População: 72.657 habitantes (estimativas IBGE/2009)
Densidade: 132,2 hab./km²
Altitude: 643 m
Clima: tropical de altitude
Índice Pluviométrico: 1600 mm/ano
Solo: latossolo e podizólico (predominantes)

Localização:
Localização: Região Sudeste
Longitude 46°/49/18″ W
Latitude: 22°/26/10″
Mesorregião Campinas
Microrregião Mogi Mirim
Municípios limítrofes: Mogi-Mirim, Mogi-Guaçu, Espírito Santo do Pinhal, Águas de Lindóia, Serra Negra, Amparo, Santo Antônio da Posse, Lindóia, Monte Sião(MG) e Jacutinga(MG)
Distritos Rurais: Barão Ataliba Nogueira,Eleutério, Ponte Nova e Rio Manso.
http://www.itapira.sp.gov.br/

Compartilhar:

Veja mais

No último domingo, dia 20 de outubro, o bairro Vale Verde, em Amparo, pertencente à Paróquia São José Operário, recebeu uma significativa Manhã Missionária.