Aconteceu na Forania Jesus Bom Pastor, que reuni as Paróquias da cidade de Amparo, a formação sobre o Documento 105 da CNBB, que prepara a elaboração do 2º Plano Diocesano de Pastoral.
A palestra formativa foi ministrada pelo padre Anderson Frezzato, coordenador diocesano de pastoral, com a presença dos leigos, agentes de pastoral e os sacerdotes. O Documento tem título “CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE – Sal da Terra e Luz do Mundo” – Mateus 5,13-14.
O Documento 105 está dividido em três capítulos além de uma Introdução e conclusão. O primeiro capítulo é titulado “O Cristão Leigo, Sujeito na Igreja e no Mundo: esperanças e angústias” e trata da descoberta da vocação e missão do cristão leigo e leiga na Igreja e na Sociedade. O segundo capítulo é titulado: “Sujeito Eclesial: Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo” e trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja.
O terceiro capítulo, o mais longo, é titulado “A Ação Transformadora na Igreja e no Mundo” e aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato, e aponta ainda lugares específicos da ação dos leigos. A Conclusão apresenta nove aspectos de itens importantes encontrados no Documento da CNBB 105.
Informações: Coordenador Diocesano de Pastoral
Fotos: Pascom São Sebastião