Na noite do dia 10 (quinta-feira), na paróquia de Santo Antônio em Itapira, deu-se início a terceira turma da escola de teologia para leigos que contará com um período de dois anos e meio com aulas presenciais e atividades práticas em suas respectivas comunidades paroquiais.
De acordo com o segundo plano pastoral diocesano que tem como uma de suas prioridades a “Manutenção e promoção da Escola de Formação para Agentes de Pastoral. Dar continuidade à Escola Teológica para Agentes de Pastoral em nossa Diocese. Cada paróquia, com seu padre e leigos, deverá promover e ajudar os alunos a continuarem firmes nos estudos e, após a conclusão do curso, a efetiva inserção deles nas formações em nível paroquial. Também poderão constituir a Comissão Diocesana de Formação, cujo objetivo se voltará para a formação de diversos temas nas paróquias” (Plano Pastoral diocesano p.26).
Constitui assim, um importante instrumento de formação para os leigos de nossa diocese, onde a busca pelo conhecimento e aprofundamento da fé se faz pelo estudo da Palavra e pela convivência fraterna entre os participantes das diversas paróquias de nossa diocese. Os leigos são convidados a fazerem uma caminhada de fé mas, ao mesmo tempo olhando para a realidade de suas comunidades cristãs para que possam aplicar seus conhecimentos teóricos no exercício da prática pastoral.
Iniciamos nossa jornada com sessenta leigos que se uniram no propósito de buscar nesses encontros um sentido maior para o exercício de sua fé a fim de que, possam colaborar com suas comunidades cristãs e assim experiência o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15).
Rogamos a Santíssima Virgem Maria a Senhora do Amparo padroeira de nossa diocese que interceda a Deus por toda a nossa Diocese.