Diocese de Amparo acolhe as relíquias de São Vicente de Paulo na Catedral Diocesana
Na última terça-feira, 01 de julho de 2025, a Diocese de Amparo viveu um dia histórico e de intensa espiritualidade com a chegada das relíquias de São Vicente de Paulo à Forania Jesus Bom Pastor, composta pelas seis paróquias da cidade de Amparo. As relíquias permaneceram ao longo do dia na Catedral Nossa Senhora do Amparo, marcando o início da peregrinação diocesana neste ano jubilar. Um verdadeiro presente para a nossa Igreja Particular.
A programação teve início logo pela manhã, às 7h, com a Santa Missa de acolhida das relíquias, presidida pelo Pe. Rodolfo Inácio Pasini, pároco da Paróquia São José Operário, reunindo fiéis de toda a forania. Após a celebração, teve início a veneração pública das relíquias e da imagem de São Vicente, que permaneceram expostas durante todo o dia na Catedral Diocesana.
Ao longo da manhã e da tarde, os fiéis participaram de momentos de oração comunitária, com destaque para o Terço Mariano, rezado às 9h e às 15h, e a Adoração ao Santíssimo Sacramento, realizada às 18h30, conduzida pelo Pe. Alexandre Donizeti Francisco, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arcadas. A bênção com o Santíssimo foi concedida às 19h, preparando o coração dos fiéis para a celebração solene da noite.
Às 19h30, a Santa Missa foi presidida por Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo Diocesano, e concelebrada pelo Pe. Edson Friedrichsen, CM, custódio-portador das relíquias e da imagem do corpo de São Vicente de Paulo. Estiveram também presentes os sacerdotes das paróquias da cidade: Pe. Sidney Wilson Basaglia, pároco da Catedral; Mons. Edson Luis Andretta, pároco da Paróquia São João Batista; e o próprio Pe. Alexandre Donizeti. A celebração contou ainda com a presença dos diáconos permanentes João Guerino Khouri e Ademir Marcelo Ferrarin.
Em sua homilia, Pe. Edson Friedrichsen destacou a vida e a obra de São Vicente de Paulo como testemunho vivo da caridade cristã. Ressaltou a importância do cuidado com os pobres e explicou o significado das relíquias, bem como o contexto desta peregrinação, que ocorre por ocasião dos 400 anos da Congregação da Missão (CM). As relíquias estão percorrendo diversas dioceses do Brasil como parte desta comemoração.
A Catedral permaneceu repleta de fiéis ao longo de todo o dia. Muitos se aproximaram com devoção para rezar, agradecer e renovar sua fé diante das relíquias do santo da caridade. Foi um dia profundamente marcado pela graça, comunhão e esperança, expressando a força da fé do povo diocesano e seu amor à Igreja.
A Diocese de Amparo agradece a todos os padres, diáconos, religiosas, leigos, agentes pastorais, vicentinos e fiéis que contribuíram para a realização deste momento tão especial. Um agradecimento especial à Forania Jesus Bom Pastor, à Catedral Diocesana na pessoa do Padre Sidney e à Congregação da Missão, que possibilitaram esta significativa visita.
A peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo continua nesta quarta-feira, 02 de julho, na Forania Nossa Senhora da Penha, com programação na cidade de Itapira, e seguirá até o dia 05 de julho, passando por todas as foranias da Diocese.
São Vicente de Paulo, rogai por nós!