No dia 20 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Memória do Martírio de São Sebastião, Jaguariúna comemorou o centenário da festa deste grande santo que, já a um bom tempo, se tornou importante referência da cidade.
A memória deste mártir caiu num sábado, onde se realizou uma linda procissão que alude ao conselho do Papa Francisco para a Igreja “sair de si” e em seguida foi celebrada uma solene missa presidida por Vossa Excelência Reverendíssima Dom Luiz Gonzaga Fechio, que ressaltou em sua homilia, o destaque de São Sebastião em matéria de amor e fidelidade a Jesus Cristo que repercute até os nossos tempos em uma profusa e diferenciada devoção por parte do povo de Deus. A solenidade contou com a presença de sacerdotes concelebrantes e também foi precedida por um belo Tríduo com padres convidados que a enriqueceram com seus ensinamentos e a Eucaristia.
No sábado em que se celebrou a festa de São Sebastião, foram coladas pelas mãos de Dom Luiz, as placas de inauguração de duas imagens de pó de mármore à frente da fachada da igreja Matriz nova, onde foram descerradas. Uma imagem de São Sebastião, por ocasião dos cem anos de devoção dos munícipes de Jaguariúna, e outra de Nossa Senhora Aparecida, pelo recente jubileu tricentenário do aparecimento da imagem da mesma no Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. Ambas foram abençoadas por Dom Luiz e pelo pároco padre Milton Modesto.
Ocorreram diversas atrações entre os dias 17 e 21, desde a apresentação da Banda da Polícia Militar de Campinas até uma grande quermesse que se iniciou no domingo, dia 21, com a apresentação do auto de São Sebastião, uma missa onde foram homenageados com uma faixa todos os catequistas que passaram e que estão na para sempre história da paróquia Santa Maria.
Informações: Fernando O. A. Santos