CURSO BÍBLICO (III): COMO LER A BÍBLIA COM PROVEITO?

Continuaremos, aqui, em sequência ao artigo anterior, o método para fazer uma proveitosa leitura integral da Bíblia.

4) O Novo Testamento pode ser lido intercalado com o Antigo, ao menos em algumas passagens, embora isso não seja recomendável para todos. Vejamos alguns exemplos desta ligação – que, aliás, as leituras litúrgicas da missa já costumam fazer:

Anunciação do Anjo em Lucas 1,26-38 pode ser lida em paralelo com aquelas passagens nas quais o Senhor Deus faz promessas a Davi (cf. 2 Samuel 7; Salmo 88,20-38; Jeremias 23,5; Ezequiel 34,24; Oséias 3,5) e as narrativas de anunciações divinas ou de anjos no Antigo Testamento (cf. Gênesis 18,9-15; 21,14-20; Juízes 13,2-25; Isaías 7,13-16).

alegoria[1] do Bom Pastor (João 10,1-18) é muito significativa para quem também ler, ao mesmo tempo, Miquéias 7,14-20, Isaías 40,11, Ezequiel 34,1-31 e Jeremias 23,1-4, pois tratam do mesmo tema.

As palavras de Nosso Senhor na Cruz (cf. Mateus 27; Marcos 15; Lucas 23 e João 19), bem como os pormenores da Paixão de Cristo, que se revelam no interior de Jesus em seus sofrimentos, têm maior sentido com a leitura dos Salmos 15, 21, 30 e 68.

Quanto aos Salmos, devemos dizer que são o ponto alto da Sagrada Escritura ou o seu arremate, pois dizem, em forma de oração, aquilo que os demais livros da Bíblia já falaram. Consideram tudo o que Deus fez na história da humanidade e suplicam que se realize logo o que foi prometido para o futuro.

Quem adquire o costume de rezar os Salmos aprende a rezar com Cristo (ler: Mateus 27,46; Lucas 23,46; Mateus 26,30; Jo 13,18; 15,25; Hb 10,5-9) e Sua Igreja. Assim, desde o primeiro contato com a Bíblia, importa que cada um comece a rezar os Salmos. Mesmo quando eles pedem ao Senhor vingança contra os inimigos, podem ser rezados, pois o fiel entende que tal vingança é contra os inimigos de nossa alma: o demônio e o pecado, sobretudo.

5) No Antigo Testamento, como no Novo, têm prioridade os livros históricos na seguinte ordem: Gênesis, Êxodo, Números, Josué, Juízes, Samuel, Reis, Crônicas, Esdras, Neemias e Macabeus. Depois deles, devem ser lidos outros livros que não são históricos propriamente, mas trazem fatos particulares e edificantes feitos catequese. São eles: Rute, Tobias, Judite e Ester.

Feito isso, o (a) leitor(a) terá imenso ganho em se voltar para trechos bíblicos que são como verdadeiros resumos da História Sagrada: os Salmos 67, 77, 103, 104 e 105; 134-135; Ezequiel 20,1-44; Sabedoria 10,1-12.27; 16,1-19; 22; Eclesiástico 44,1-50; 24; Judite 5,5-25; Atos 7,1-53 e Hebreus 11,1-40.

6) Leia, em seguida, os livros dos Profetas, pois eles ajudam a reconstruir a história do Povo de Deus e só podem ser entendidos dentro do contexto histórico em que estão inseridos. Importa nessa leitura adotar a ordem cronológica em que devem ter sido escritos.

Eis a sequência comumente apresentada: Amós, Oséias, Isaías, Naum, Habacuque, Ezequiel, Miquéias, Sofonias, Jeremias, Baruque, Ageu, Zacarias, Malaquias, Daniel e, por fim, Abdias, Joel e Jonas, que são de data incerta.

Os escritos proféticos não são de fácil leitura, como se poderia pensar à primeira vista, e isso por várias razões:

  1. a) falam de locais, fatos e personagens da História Antiga nem sempre fáceis de serem identificados;
  2. b) preveem os acontecimentos de modo não muito claro. Em um só escrito, há fatos semelhantes, mas, ao mesmo tempo, distantes entre si. Assim, a volta do povo de Israel cativo na Babilônia está ligada à Redenção do pecado e à instauração do Reino do Messias glorioso (cf. Isaías 40,1-10; 41,14-20; 44,24-45, 25 entre outros);
  3. c) os Profetas se serviam de linguagem simbólica;
  4. d) as previsões catastróficas não seguem, necessariamente, uma sequência cronológica.

7) Tendo toda essa base já proposta, você irá para os chamados livros sapienciais:  Jó, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico. Não há uma sequência necessária aí, mas é bom notar que Jó e Eclesiastes se ligam por tratarem do sofrimento e da felicidade neste mundo, ao passo que Provérbios e Eclesiástico são coleções de normas de prudência muito oportunas e interessantes.

8) Finalmente, volte-se, com empenho, para os livros do Levítico e do Deuteronômio, pois supõem no leitor uma compreensão do pano de fundo histórico em que a Lei de Moisés está inserida. Por último, como já dizíamos, pode ser lido o Apocalipse de São João.

9) Durante a leitura, podem-se pular alguns trechos mais cansativos e não tão essenciais ao tema bíblico, que é o Messias e sua obra. Assim, pode-se deixar de ler: Êxodo 21-31; 35-40; 1 Crônicas 1-9; Deuteronômio 12-26; Ezequiel 40-48, salvo o bloco 47,1-12.

10) Ainda muito se recomenda que você tenha um caderno especial no qual vá anotando passagens que achar mais interessantes, a fim de que lhe sirvam de alimento espiritual, agora e no futuro.

Outros recomendam também grifar as próprias páginas da Bíblia e, se possível, fazer anotações nas laterais das mesmas páginas a fim de facilitar o proveito espiritual a ser retirado da Palavra de Deus.

Depois da primeira leitura de contato com a Sagrada Escritura ou junto a essa mesma leitura, busque o apoio de bons livros a fim de melhor entender o conteúdo lido: a História de Israel, um Manual de Teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento, além de mapas bíblicos, como já dissemos.

Tudo isso só poderá trazer alegria a você que busca a grandeza da Palavra de Deus a nós transmitida na pobre linguagem humana.

Que livros e/ou cursos podem ajudar a entender melhor a Bíblia?

Há boas obras a serem indicadas na vasta literatura nesta área. Aqui vão algumas que julgamos mais acessíveis e, ao mesmo tempo, profundas:

– De Dom Estêvão Bettencourt, OSB, há três Cursos: o Bíblico; o de Parábolas e páginas difíceis do Evangelho e o Descobrindo o Antigo Testamento, todos da Escola Mater Ecclesiae, da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

– De Dom Amaury Castanho, Bispo emérito de Jundiaí (falecido em 2006), existe o livro Iniciação à leitura da Bíblia, a nosso ver, muito bom para iniciantes (Editora Santuário. Sucessivas edições).

– Do Professor Felipe Aquino, da Canção Nova, há o livro A Sagrada Escritura, volume II da coleção Escola da Fé (Editora Cléofas).

– De Ettiene Charpentier existe o Para uma primeira leitura da Bíblia. 3ª ed. São Paulo: Paulinas, 1982.

– De José M. de Medeiros há o Panorama da história da Bíblia. São Paulo: Paulinas, s/d.

– Do Professor Alessandro LimaO Cânon bíblico: a origem da lista dos livros sagrados. São José dos Campos: COMDEUS, 2007.

– Da Pontifícia Comissão BíblicaA interpretação da Bíblia na Igreja. São Paulo: Loyola, 1994 (Anexo: Dei Verbum).

– Do Professor Milton SchwantesBreve História de Israel. São Leopoldo: Oikos, 2008.

– Atlas da Bíblia. 11ª ed. São Paulo: Paulus, 1985. Importante.

Prezado(a) irmão(ã), não se desanime. Continue a estudar com ardor. Se houver dificuldades, recorra a nós e buscaremos ajudá-lo(la). No entanto, as respostas que temos recebido, via e-mail ou correio, demonstram excelente entendimento do Curso. Coragem!

 

Questionário

1) O Antigo Testamento pode ser lido junto com o Novo? Explique bem.

2) Que dizer, de acordo com esta lição, sobre os Salmos?

3) Quais livros têm prioridade no estudo do Antigo Testamento?

4) Queira procurar, em sua Bíblia, ler e comentar ao menos duas passagens que se caracterizam como resumo da história do Povo de Deus no AT.

5) Em qual sequência devemos ler os livros proféticos? São de fácil entendimento? Por quê?

6) Quais são os livros sapienciais?

7) Que livros tratam da Lei e quais são considerados “livros cansativos”? Elenque-os.

8) É importante ler livros (ou ao menos um) que ajudem na leitura estudada da Bíblia? Qual (ou quais) você escolheria da lista? Por quê?

9) Queira fazer um roteiro (esquema) de estudos a partir do que você entendeu desta lição do Curso.

[1] Alegoria é uma metáfora prolongada, um discurso feito em linguagem simbólica, atribuindo à pessoa de quem se fala uma identidade fictícia. Por exemplo, quando Jesus diz ser o Bom Pastor (ler: João 10,10-18), a videira (ler: João 15,1), o pão (ler: João 6,34).

Envio das respostas: Na folha, nome completo e telefone, pergunta enumerada e a resposta. Pode enviar no e-mail a seguir: [email protected] ou por correio: Curso Bíblico. Rua Barão de Campinas, 307, Centro. CEP 13900-110. Amparo, SP.

Leia o CURSO BÍBLICO (II)

Ir. Vanderlei de Lima e João Félix da Costa, coordenadores do Curso Bíblico.

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