“CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA SOCIEDADE” MARCA PRIMEIRO DIA DA ASSEMBLEIA DAS IGREJAS

A cerimônia de abertura da 39ª. Assembleia das Igrejas Particulares aconteceu ontem (20) na capela do Centro de Espiritualidade Inaciana, em Itaici, Indaiatuba, SP, e contou com a presença de inúmeros participação de leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais.

A abertura ocorreu na tarde de ontem (20), no auditório Rainha dos Apóstolos, presidida pelo arcebispo metropolitano da arquidiocese de Campinas e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, dom Airton José dos Santos.

A mesa foi composta pelo arcebispo metropolitano de Campinas e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Airton José dos Santos; Dom Pedro Luiz Stringhini, vice-presidente; Dom Julio Endi Akamine, secretário-geral e pelo assessor Laudelino Augusto dos Santos Azevedo do Setor Leigo da Comissão da CNBB, palestrante do dia.

Dom Airton acolheu a todos, desejando uma boa assembleia, em seguida, passou a palavra a Dom Júlio, que apresentou o tema central, enfatizando que a assembleia se dará em torno de dois documentos da CNBB, o 105 “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e luz do mundo” e o 107 “Iniciação à vida cristã.

Além disso, os participantes também prestigiaram o primeiro dia da assembleia.

Palestra sobre Formação dos cristãos leigos e leigas

O assessor do Setor Leigo da Comissão da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, iniciou sua palestra de abertura fazendo uma reflexão sobre a Formação dos cristãos leigos e leigas para a participação na vida social e política como um processo de iniciação a Vida Cristã.

O assessor destacou que o processo de formação é essencial para a vida dos leigos e leigos, pois ninguém está pronto, de modo que se sintam sujeitos eclesiais. Ressaltou que os documentos 105 e 107 estão iluminados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do documento 100.

Laudelino teve como base para desenvolver sua reflexão o capítulo III do documento 105, com os seguintes itens: 1. A Igreja, comunidade missionária; 2. Uma espiritualidade encarnada; 3. A presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; 4. A formação do laicato; 5. A ação transformadora do cristão leigo no mundo; 6. A ação dos cristãos leigos e leigas nos areópagos modernos. 7. Indicativos e encaminhamentos de ações pastorais; 8. Compromissos.

Os itens 7. Indicativos e encaminhamentos de ações pastorais e 8. Compromissos, serão desenvolvidos na continuidade da assembleia.

Programação continua 

Hoje (21) Às 8h , Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, ministrou a palestra sobre a “Iniciação à Vida Cristã”.

Após o intervalo, foi a vez da Comissão para a Ação Missionária e cooperação Interclesial, apresentar as ações missionária (Amazônia – Projeto Sul 1 e Norte 1 (Amazônia) e Pemba (Moçambique, África).

Informações: CNBB Sul 1

Compartilhar:

Veja mais

No dia 16 de fevereiro, das 8h às 15h, no Centro de Pastoral São João Paulo II, ao lado da Matriz São Sebastião, realizaremos