O Seminário Diocesano São José abriu suas portas para a reportagem de O Amparo e mostra um pouco do dia a dia da formação dos seminaristas e como eles estão respondendo ao chamado de Deus em suas vidas.
Atualmente com doze jovens, seis cursando a faculdade de filosofia e seis na faculdade de teologia, o seminário São José fica na cidade de Pedreira. A caminhada vocacional é composta, ao todo, por 09 anos, sendo o primeiro ano um acompanhamento vocacional com reuniões mensais da pastoral, os encontros vocacionais. O segundo ano é chamado de propedêutico, um período introdutório no qual acontece uma adaptação do candidato à vida no seminário maior. O seminário propedêutico da Diocese de Amparo fica em Mogi Mirim, na paróquia Santa Cruz. Após esse ano o candidato, se aprovado, ingressa no seminário maior de filosofia e teologia, o Seminário São José.
Ouvimos os depoimentos de três dos doze seminaristas, em diferentes etapas do processo. Marcos Reversi, no início da caminhada, Reginaldo Grilo, no meio do processo, e Rafael Giron, finalizando o período de formação. Os jovens compartilham com nossos leitores suas experiências na caminhada vocacional.
Tendo ingressado no Seminário São José no início de 2016, Marcos, de Santo Antônio de Posse, diz que o que primeiramente o atraiu foi o olhar de Jesus. “Vejo minha trajetória vocacional estampada no chamado de Mateus. O que mais me chama a atenção é o olhar de Jesus. Ao ver Mateus, que era cobrador de impostos, malvisto publicamente, o Senhor deixa pousar sobre ele seu olhar de misericórdia, quer transformar a vida de Mateus e então, por motivos que não sabemos, o chama para segui-Lo. Em minha vocação experimentei também este olhar de Jesus”, completa o jovem. Reversi conta que seguia sua vida normalmente até se deparar com esse “olhar de misericórdia”. A vida de seminarista, no entanto, não é algo simples e fácil, traz questionamentos e inquietações, além dos desafios diários como qualquer outra vocação. “É fato que muitos questionamentos apareceram, dúvidas, medos, incertezas, mas a vontade, a alegria e a certeza de felicidade por uma vida doada inteiramente ao Senhor, para viver sua vontade em minha vida, eram muito maiores”, completa.
Um pouco mais à frente do período de formação, tendo concluído no final de 2015 a faculdade de filosofia e agora no primeiro dos quatro anos de teologia, está Reginaldo, de Itapira. “Com quase cinco anos de Seminário, entre propedêutico e Seminário maior, pude viver muitas experiências que me mostraram o quanto fazer a vontade de Deus vale a pena. Ao passar do tempo, muitas dificuldades foram encontradas e muitos desafios superados, porém, também, várias alegrias pude experimentar na vivência de uma vida comunitária”, afirma. O jovem continua: “A transição recente da filosofia para a teologia me traz uma grande alegria, pois o dia em que entregarei a minha vida por completo ao Senhor está cada vez mais próximo. Entretanto, essa mudança traz consigo a responsabilidade, já que o Senhor confiará a mim o zelo e o cuidado para com o seu rebanho. Fazer a vontade de Deus é algo que me alegra e me dá forças para continuar. Meu desejo é me tornar um sacerdote segundo o Coração de Jesus, sendo que, configurando-me a Cristo, poderei ser mais servo do povo que Ele me confiar”.
No último ano do seminário de teologia está o jovem Rafael Giron, cursando o último ano de teologia. “Percorrer qualquer caminho na vida não é algo fácil; exige de nós muita disposição, renúncias e perseverança. A caminhada em direção ao ministério ordenado (padre) também é assim. Todo o processo formativo, que ocorre ao longo de oito anos, tem como objetivo formar a pessoa para ser semelhante a Jesus Cristo, com seus mesmos sentimentos e atitudes. Ser formado é uma tarefa árdua, para quem é formado e para aquele que forma, porém, é algo muito gratificante. O real valor dado às pessoas, aprendido com Jesus, realmente proporciona sentido à vida e realização ao ser humano; não são valores passageiros, mas sim eternos; valores que nos levam à salvação”, enfatiza Rafael.
Giron fala ainda do gradual crescimento que as experiências no seminário oferecem: “Conforme vamos crescendo, seja em idade ou na fé, vamos compreendendo melhor o ser humano e suas obras, boas ou ruins. O seminário pôde me proporcionar um crescimento muito grande na dimensão da caridade e da fraternidade com o outro (indo ao contrário do individualismo pregado hoje pela sociedade). Pude também experimentar a presença de Deus em tantas situações e pessoas com as quais convivi todo esse tempo que, mesmo que quisesse nomeá-las, não caberia aqui; somente posso dizer que sou grato a Deus por tudo o que passei; caminho para este último semestre no seminário, com um olhar já de saudades. Sei que nunca estamos prontos na vida; muito menos eu estarei pronto ao final do ano, porém, Deus nos capacita a cada dia e nos faz experimentar que sua Graça é muito maior do que nossa humanidade; basta acreditar”.
Os outros seminaristas que vivem no Seminário São José são Aluã Rosa, João Marcos e John Torres, no segundo ano de filosofia; Gustavo Compaci e Carlos Simensim, no terceiro ano de filosofia; Fabrício Fagner, primeiro de teologia, Eduardo Godoi e André Canhassi, no segundo de teologia e Everton Nucchi no terceiro ano de teologia. O reitor do seminário é o padre Edson Andretta, responsável por instruir e animar os jovens na caminhada vocacional. O sacerdote deixa uma palavra de incentivo e ânimo aos jovens que buscam responder aos anseios do coração. “A todos aqueles que sentem o chamado para iniciar sua caminhada vocacional respondendo ao “sonho” de Deus: perseverem, não tenham medo; como disse o papa emérito Bento XVI, “Deus não nos tira nada, mas nos dá tudo”. Deixo-vos uma dica, a dica que Paulo nos deixou na carta aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor”; coloque sua alegria na pessoa de Cristo e, certamente, você sentirá a mesma Alegria do Senhor Ressuscitado, a Alegria da vitória final”, finaliza o sacerdote.
Para quem deseja iniciar um acompanhamento vocacional, pode entrar em contato com a pastoral vocacional da Diocese de Amparo através do e-mail [email protected]
Informações: Seminarista John Torres
Texto integrante da 6ª edição do Informativo O AMPARO – veículo impresso oficial da Diocese de Amparo
Acesse a versão digital em: https://issuu.com/diocesedeamparo