A Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, juntamente com as equipes de Coordenações Paroquiais de Catequese, esteve reunida numa Manhã de Espiritualidade, neste domingo 12 de dezembro, das 8h às 12h, em tapira, na matriz de Santo Antonio, tendo como tema a Lectio Divina.
Pe. Tarlei Navarro, assessorou o encontro, que após o café, teve início com a lectio divina. Reflexão da autenticidade da Sagrada Escritura, como livro da Catequese, portanto a importância e habito da leitura orante na vida e missão do Catequista. Falou do catecumenato e da Catequese de inspiração catecumenal, que é Cristocêntrico e os desafios do processo de Iniciação a Vida Cristã. Também, do Ministério de Catequista, instituído pelo papa Francisco; ministério este, fundamentado no Batismo e que é VOCAÇÃO, assim é permanente, por isso exige critérios, maturidade, discernimento e formação para o catequista que vai ser instituído e, que aguarda o Rito de Instituição e orientações de formação da CNBB, para caminharmos em Comunhão enquanto Igreja. Permeados pela Palavra de Deus e, retomando a importância da leitura orante, fez-se uma explicação de seus passos, aprofundando esta temática, e convidando todos a escolherem um trecho bíblico e fazerem uma lectio divina como experiência e vivência individual. Ao término vários catequistas puderam partilhar de forma espontânea sua experiência orante com Deus, através da lectio divina e houve um belo momento de interação e testemunho de vida. Encerrado o encontro, uma oração e benção de envio.
Participou do encontro 43 catequistas coordenadores, nas diversas áreas de Catequese; seja com adultos, jovens, adolescentes e crianças, para a recepção ou conclusão dos Sacramento da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) ou catequese de pais e padrinhos para o batismo de crianças.
Foi uma manhã agraciada por Deus, de reencontro entre irmãos e irmãs, de alegria por sermos família de Deus, na Igreja, com a Igreja, sendo Igreja Viva, sob a proteção maternal de Maria, mãe de Guadalupe, padroeira da América Latina e Caribe.
Eliana Ferraz
Coordenação Diocesana