Trinta e dois paroquianos receberam o Sacramento da Crisma pelas mãos do bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, sendo que vinte e cinco receberam Jesus Eucarístico pela primeira vez, na tarde do domingo, 19 de fevereiro. A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo pároco, padre Carlos Panassolo, e pelo vigário, padre Flávio Ferreira, na Matriz Centenária da Paróquia São Sebastião, em Amparo.
“Obrigado a você crismando, crismanda, que não teve vergonha. Tem gente que tem vergonha; ‘ah eu já tenho 20, 30, 50 anos…’, e daí? Você quer alguma coisa mais ou você não quer? Quando estou falando alguma coisa eu não estou dizendo um óleo, eu estou dizendo se a gente quer chegar mais perto de Jesus e ficar com Ele mais próximo ou a gente quer ficar mais longe? Então não tem idade não é”, ponderou o bispo.
Dom Luiz enfatizou que quem busca o Sacramento da Confirmação deve desejar ‘Ser Igreja’ e não ‘ir’ ou ‘estar’ na igreja, mas sim assumir melhor a fé. “Como é importante a gente não pensar de jeito nenhum que nós estamos fazendo uma obrigação, que nós estamos fazendo um favor para alguém, que a gente está fazendo um contentamento, a vontade de uma pessoa da nossa família, isso pode ser muito bom, mas você está fazendo a vontade de Deus e pronto. Você está aqui por que Deus quer, em primeiro lugar, e espera que você queira também”, acrescentou.
“Alguns anos atrás, comecei a fazer o curso da Crisma na Matriz Catedral, porém por motivos pessoais não consegui terminar. Tive que começar a trabalhar, afastei-me muito da Igreja, não ia mais nem a missa. Minha família, muito religiosa, sempre me incentivando a voltar para a Crisma. Tentei novamente, agora na igreja São Benedito, mais uma vez sem sucesso. Não estava preparado para dizer “renuncio” e “creio”. Os anos se passaram, agora adulto, incentivado e empolgado, comecei a frequentar o curso de Crisma para adultos, me sentia à vontade, entendia todos encontros, sentia a cada dia que estava pronto para receber tamanha graça, graças a nosso catequista Adriano. Hoje, sei que Jesus tem o momento para tudo e para todos, não podia ter sido melhor”, contou Rafael Henrique Colombo, 20 anos.
“Embora não tivesse a oportunidade de fazer com 15 anos a experiência foi muito válida, gratificante, por receber mais um Sacramento, uma experiência renovadora que muda sua maneira de pensar e agir, e seguir mais firme e confiante na Palavra de Deus, fortalecido pelo Dom do Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa fé, de vencer as tentações e procurar a santidade com todas as forças da alma”, disse Adilson Roberto Preto, 35 anos, que agradeceu aos colegas de Crisma e aos catequistas, Conceição, Luzia, Mirtes e Adriano, por terem ensinado “a seguir na fé de Cristo”. Adilson agradeceu de modo especial o pároco padre Carlos, o vigário padre Flávio e ao bispo Dom Luiz por “ter nos dado um momento especial para nossas vidas!”
Edison Sorráz contou que receber o Sacramento da Crisma agora, aos 58 anos, e Primeira Comunhão aos 33 anos. Embora fora da idade mais comum para receber os Sacramentos, foi um grande testemunho em sua vida. “Minha nora Janaina queria receber o Sacramento da Crisma, então, com o apoio da minha esposa Eliana, resolvemos fazer a catequese da Crisma. Para mim foi um fortalecimento da minha fé, pois não sabia que a Crisma era confirmação do meu Batismo, já que vim de uma família não católica. Agradeço ao catequista Adriano pelos encontros, pela paciência em nos ensinar; aprendemos muito. Ao bispo Dom Luiz e ao padre Carlos pelo carinho para conosco. E a Deus por ter me dado mais essa oportunidade; meu muito obrigado”, agradece.
“Chegou o dia tão esperado, tão rezado. Queremos nesse momento louvar e bendizer a Deus pelo caminhar de vocês, pelo sim de cada um no transcorrer desses momentos de formação, de aprimoramento, de descoberta de nossa fé. Quero assim deixar em nome de toda a comunidade nossa gratidão aos nossos irmãos catequistas, nossa gratidão e que Deus possa abençoá-los e fortalecê-los cada vez mais pelo belo testemunho edificado”, agradeceu o pároco.
Informações: Pascom São Sebastião
Salvar