AVANÇA O RESTAURO DA MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM MOGI MIRIM

são josé_restauroO restauro da parte interna da Igreja Matriz de São José entrou em sua fase final, de acordo com os responsáveis pela reforma. As obras incluem a recuperação da pintura das paredes, das portas, dos pilares, dos ornamentos e das molduras no teto.

A intenção, segundo o arquiteto Marcos Tognon, é deixar a igreja com o mesmo aspecto de quando foi inaugurada, em 1942. As cores originais, que aliás serão recuperadas, não foram escolhidas na época ao acaso, mas possuem um significado. São as mesmas do manto de São José, santo padroeiro de Mogi Mirim.

Os tons de amarelo ocre e caramelo voltarão a predominar na Matriz. A pintura atual, em látex, vem sendo retirada. A camada original, feita em cal, será estabilizada e então receberá a aplicação de tinta acrílica. Todas as latas de tinta, por sinal, foram doadas pela empresa Marangoni. A pintura será realizada de módulo em módulo, para permitir a realização de missas normalmente.

Os arcos e capitéis (extremidades ornamentadas dos pilares) já estão recebendo as cores que remetem à inauguração da igreja. Uma camada de verniz deve ser aplicada para realçar o trabalho. As colunas, feitas com uma técnica italiana de mármore, irão passar por um processo de limpeza e o novo projeto de iluminação do templo católico será posto em prática.

Entre as mudanças já notadas pelos fiéis está o sistema de som, que agora é digital, e a capela do Santíssimo, entregue em junho de 2016. A capela-mor (aquela em que fica o altar e a imagem de São José) deve ser concluída ainda no início de 2017. Também será concluído o restauro dos mais de 120 metros de moldura do teto.

As imagens do padroeiro de Mogi Mirim não vão ficar de fora do processo de restauração. Tanto a interna, que fica na capela-mor e está sendo recuperada pelo padre Nelson Demiciano e pelo restaurador Agagiani Antonio Barijan, quanto a externa, de três metros de altura, que fica no topo da Matriz, deverão ser entregues antes dos festejos de 19 de março, Dia de São José.

Para 2018, a ideia é restaurar a parte externa da Matriz. Testes vêm sendo realizados desde já e o restaurador Agagiani deve aplicar uma técnica italiana com um equipamento importado de microabrasão para retirar a atual pintura amarela e deteriorada da igreja. Assim, poderá ser recuperado o aspecto original, de tijolinhos à vista.

Informações: Pascom Forania São José

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que