No dia 04 de novembro, um grupo de Famílias de Amparo se reuniu para a realização do seu primeiro Retiro das Famílias. O evento, que teve por objetivo marcar a comemoração do seu primeiro aniversário de atuação como movimento, foi realizado na chácara das Irmãs Franciscanas, no município de Monte Alegre do Sul.
O movimento, que teve início em agosto de 2017, passou a existir devido ao interesse de alguns pais que almejavam a criação de uma escola confessional no município. Porém, depois de algumas reuniões e meditações, concluiu-se que o foco deveria ser a criação de momentos como partilhas e diálogos. Posto isto, fixaram um cronograma durante o ano e passaram a se encontrar. O projeto da escola confessional passou, até então, para o segundo plano.
O casal motivador do projeto, José Antônio e Patrícia Freitas comenta que uma das propostas é implementar formalmente em 2019-2020 a Associação de Pais Católicos de Amparo (APCAMP), cujo objetivo será o aprofundamento na temática de sermos “Igreja Doméstica”, auxiliando seus membros a saber lidar com os diversos problemas educacionais e matrimoniais existentes na sociedade. A educação dos filhos na fé será o principal objetivo do grupo e os momentos devem auxiliá-los na busca da meta.
Contam os motivadores que hoje eles se reúnem uma vez por mês na casa de cada membro para realização de catequeses, formações e confraternizações. São momentos específicos planejados, conforme calendário litúrgico da Igreja. Já fizemos Coroação de Nossa Senhora, celebramos os Santos Juninos, Novenas Natalinas, etc. Ao todo, cerca de 15 Famílias com e sem filhos se envolvem no projeto. O Retiro, por exemplo, foi realizado em duas etapas: Os casais vocacionados ao matrimônio que não possuem filhos planejaram e executaram a organização do encontro. Já os esposos, que possuem filhos, participaram como cursistas. Foi uma importante troca de experiência.
Lembram os organizadores que o movimento já foi apresentado a Dom Luiz Gonzaga no início do ano, onde na oportunidade os acolheu com carinho, abençoando-o e motivando-o a seguir os passos. Disse que trata de uma excelente iniciativa eficaz, no qual gera oportunidade missionária para formar comunidades de comunidades, conforme DOC100 de Aparecida. Um trabalho importante, pois as Famílias são a base de uma sociedade.
Nesse momento os pais trabalham num outro projeto paralelo que é a confecção de um Livro intitulado “Pequenas Virtudes Infantis”. Uma bela oportunidade educacional onde cada Família vem trabalhando a Virtude Humana mais necessária no seu seio familiar, bem como a aplicação dela. São textos redigidos pelos pais e ilustrações feitas pelas crianças, o qual vão compor o exemplar. Já são cinco contos e algumas ilustrações criadas e o livro deve ser lançado em maio do próximo ano. Parte da renda da venda do livro será destinado a caridade, como forma de motivar as crianças do movimento.
Os casais da Associação ficam à disposição caso alguma Família queira conhecer o projeto e implementar em sua cidade. Mais informações pelo número (19) 9 9653-0520.
Salve Maria!