ARCEBISPO EMÉRITO, DOM GILBERTO PEREIRA LOPES CELEBRA 51 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL EM CAMPINAS

Em comemoração aos 51 anos de Ordenação Episcopal do Arcebispo Emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, dia 18 de dezembro, o clero arquidiocesano reuniu-se na Comunidade Matriz da Paróquia São João Batista, na arquidiocese de Campinas para Missa Festiva e almoço.

Durante os mais de 28 anos que Dom Gilberto esteve à frente da Arquidiocese de Campinas realizou inúmeras ações, que estão marcadas na história da Igreja e da cidade de Campinas. Em 1977, criou a Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, de extrema importância no período da Ditadura Militar. Nos anos de 1988 a 1991, a realização da Revisão Ampla foi um marco na ação pastoral da Igreja de Campinas. Em 1991, fruto da preocupação e zelo que sempre teve com seus irmãos no sacerdócio, criou a Sociedade Beneficente João Paulo II, com finalidade de gerir a “Casa do Padre”, construída para acolher sacerdotes já aposentados e idosos, como também padres necessitados de moradia permanente ou temporária.  Inesquecíveis, também, a Jornada Missionária de 1993 e o Congresso Eucarístico Nacional em 2001. Como Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, empenhou-se no trabalho de reestruturação da Universidade fazendo da PUC-Campinas, hoje, uma das mais importantes instituições de ensino universitário do Brasil. Em 1993, Dom Gilberto criou a Assessoria de Comunicação, uma equipe para assessorá-lo junto aos Meios de Comunicação, na reformulação do boletim “A Tribuna” e no auxílio a toda a Arquidiocese no que diz respeito à Comunicação.

Veja biografia completa abaixo.

Informações: CNBB Sul 1

Compartilhar:

Veja mais

Na noite de ontem, 5 de dezembro, a Paróquia São Francisco de Assis, em Serra Negra, celebrou uma Santa Missa com o rito da